PUBLICIDADE
Topo

Três museus de moto online para você visitar durante a quarentena

Infomoto

04/04/2020 04h00

BMW, Honda e Ducati (acima) oferecem tours virtuais pelo acervo de modelos históricos

Com as viagens restritas e a grande parte do mundo em quarentena, a maioria de nós (que não são trabalhadores da linha de frente) provavelmente está procurando maneiras de passar o tempo durante o isolamento. As marcas estão fazendo lançamentos virtuais de novos modelos, salões de motocicletas e até corridas online. Também existem outras maneiras dos fãs de duas rodas não ficarem distante das suas paixões, já que não é hora de andar de moto por aí sem necessidade, infelizmente.

Uma delas é "visitar" alguns dos maiores museus de motos do mundo online. Selecionamos três deles, todos oficiais de fábrica, que oferecem tour virtuais e interativos para que você não apenas veja os modelos, mas também conheça um pouco da história dessas motos icônicas. Sente no sofá, pegue seu celular, tablet ou notebook e divirta-se.

BMW Museum, Munique (Alemanha) Embora esteja fechado no momento, o Museu da BMW, localizado na cidade de Munique, pode ser "visitado" virtualmente por meio de um aplicativo que oferece uma viagem pela história das motos – e dos carros – da marca alemã sem sair de casa.

O app – disponível gratuitamente para Android e iOS – permite aos usuários de smartphones e tablets um passeio pelos mais de 5 mil metros quadrados do museu, conhecendo destaques da história da BMW. Há comentários em áudio e texto, em sete idiomas diferentes. O acervo inclui mais de 120 veículos, motocicletas e motores importantes da história da marca. Vale a pena baixar.

Honda Collection Hall, Motegi (Japão)Com três andares, o Honda Collection Hall faz parte do complexo Twin Ring Motegi, onde também fica a pista que recebe uma etapa do Campeonato Mundial de Motovelocidade. Espécie de museu da Honda, o local oferece uma ferramente bastante interessante para visitar o acervo de cerca de 300 motos e carros expostos no segundo e no terceiro piso. Há modelos fabricados em série e raros, além de veículos de competição.

Por meio de um tour virtual, é possível percorrer todo o museu como se estivesse presente no local. Há ainda vídeos de alguns modelos raros, como a CB 750A, a primeira tentativa da Honda em fazer uma moto automática, e de modelos de competição de várias modalidades.

Museu Ducati, Borgo Panigale (Itália)Situado na sede da Ducati, na Via Antonio Cavalieri Ducati, nº 3, em Borgo Panigale, o museu da marca italiana também está fechado, assim como a fábrica, que fica no mesmo endereço. Embora pequeno (850 m²), guarda relíquias da história da marca, como a prancheta de Fabio Taglioli, inventor do comando de válvulas desmodrômico, patente dos motores Ducati. Propagandas de época, macacões de pilotos e até mesmo rádios e máquinas de escrever fabricadas pela Ducati são exibidos no local.

Organizado cronologicamente, o museu pode ser visitado por meio da ferramente Street View do Google Maps e é possível conhecê-lo sem sair da frente do computador. Há motos fabricadas em série e também todos os modelos de competição da marca desde a 750 cc de Paul Smart, vencedora da corrida Imola 200, nos anos 1970, até a Desmosedici GP7, de Casey Stoner, com motor de 800 cc, que sagrou-se campeã da MotoGP em 2007.

Museu Harley-Davidson tem fotos 360° A Harley-Davidson não tem um tour virtual exatamente mas, nas últimas semanas, em função do fechamento do seu museu, que fica em Milwaukee, nos Estados Unidos, está postando diversas fotos em 360°, para que os fãs da marca possam fazer uma viagem pela história da Harley sem sair do sofá.

Em sua página no Facebook, há algumas fotos em 360° para você passear pelos modelos históricos, como a Silent Grey Fellow, aí de cima, a primeira "moto" construída pela Harley-Davidson. O recurso, entretanto, funciona melhor em tablets e smartphones. Por enquanto, há somente sete fotos disponíveis, mas os administradores do museu prometeram outras em breve. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.