Topo

Infomoto

Um passeio pelo Harley-Davidson Museum

Infomoto

11/04/2013 15h12

A fachada imponente do Museu da H-D localizado em Milwaukee, nos EUA

Em quase sete anos de Agência INFOMOTO, tivemos o privilégio de conhecer alguns museus ao redor do mundo que realmente traduzem a paixão pelo motociclismo no decorrer dos tempos. Gostaríamos de dividir algumas dessas experiências aqui no blog e, por isso, decidimos começar por um dos mais icônicos: o Harley-Davidson Museum, que fica em Milwaukee, no estado norte-americano de Winsconsin. Inaugurado em 2008 por Willie G. Davidson, neto de um dos fundadores da grife motociclística, o local tem um acervo impressionante, tanto pela quantidade de peças expostas, mas também pela qualidade da restauração das mesmas.

Construído em aço, concreto e muitos vidros, o edifício impressiona por seu tamanho. Muito bem organizado, ele se estende por 12 mil metros quadrados localizados na Rua do Canal, local agradável e com uma grande área para estacionamento. Lá, estão desde primeira HD até modelos temáticos, de corrida, customizados e famosos, como as usadas nos filme "Easy Rider" – Sem Destino, de 1969 e a WLA 1942 cuja réplica foi utilizada no filme "Capitão América – O Primeiro Vingador".

A primeira Harley-Davidson da história é uma das estrelas do acervo

Ao todo, são cerca de 500 veículos, sendo 140 expostos e 270 nos arquivos (área restrita onde ficam as motos que ainda serão restauradas) que não se resumem apenas a motos. Snowmobiles, barcos, aviões, carros e até motosserras podem ser encontrados ao transpor as gigantescas portas de entrada. Todos eles devidamente equipados com o tradicional motor V-Twin. Ao passar por todas as décadas de história é possível acompanhar as mudanças dos motores e do design, que, apesar de ser referência justamente por ter mantido sua essência, também evoluiu.

Entre corredores principais e algumas salas laterais, próximo da redoma que abriga o primeiro projeto Harley-Davidson, pode ser vista também uma planta da primeira instalação da marca, que ficava em Milwaukee. Já nas paredes, fotos dos fundadores da Harley e muitos documentos e propagandas de época.

Nas paredes, algumas propagandas das motos da H-D ao longo dos anos

Espaço interativo
De um lado para o outro do corredor, em linha reta, o visitante vê uma Harley suspensa em uma estrutura de aço. À medida que se chega mais perto uma grande surpresa. A moto está fragmentada e é possível ver separados motor, quadro, guidão, banco, paralamas e rodas, que pareciam unidos graças à ilusão de óptica. Nesta sala é possível ver todos os modelos de motores fabricados pela Harley-Davidson: Panhear, Knucklehead, Shovelhead e Evolution.

Nos painéis interativos é possível ver todos os modelos fabricados pela marca, seus desenhos, especificações técnicas e, para finalizar em grande estilo, o som grave – que, inclusive, é patenteado – que é uma das marcas registradas dos modelos Harley-Davidson.

Caso você tenha se animado em conhecer o museu da Harley, existe mais um motivo para visitá-lo ainda neste ano. No final de agosto, mais precisamente no dia 30, o local receberá uma grande festa que marca o início das comemorações dos 110 anos da Marca de Milwaukee. Portanto, se você é mais um fã das customs norte-americanas acesse o site do museu  e  planeje sua viagem. (por Aldo Tizzani)

Todos os motores utilizados pela marca estão em um espaço interativo para se ver e ouvir

Ícone da rebeldia: a jaqueta de couro ja foi tema de exposição no museu 

Linha do tempo: sala apresenta os modelos fabricados pela Harley em ordem cronológica

Velha de guerra: Os modelos modificados para a marca que foram utilizados no campo de batalha

Como não poderia deixar de ser, no museu há réplicas das motos usadas por Peter Fonda e Dennis Hopper no clássico Easy Rider 

A WLA 1942 usada pelo "primeiro vingador", o Capitão América

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.