Ducati testa moto que "conversa" com carro: será o fim dos acidentes?
Infomoto
12/07/2018 12h21
A Ducati, em conjunto com a Audi, participou da primeira demonstração na Europa de um novo sistema de comunicação veículo-para-tudo (V2X) entre motos e automóveis no início de julho. Em abril, a fábrica italiana havia anunciado sua estratégia, chamada de "Safety Road Map 2025", para o desenvolvimento de novos sistemas e tecnologias de segurança. Os primeiros passos são a extensão do ABS Cornering para toda as motos da marca e o lançamento de uma moto com radar dianteiro e traseiro no mercado em 2020. Agora, a empresa de Borgo Panigale está testando, em conjunto com vários líderes da indústria, algumas novas tecnologias que equiparão suas motocicletas a médio e longo prazo e podem ajudar a diminuir – ou acabar – com acidentes comuns entre motos e carros.
Uma dessas tecnologias, chamada de C-V2X, é um sistema de comunicação sem fio entre usuários da via, como carros, motocicletas, pedestres, bicicletas e a infraestrutura. A tecnologia C-V2X é um passo fundamental em direção ao 5G para aplicações automotivas, com comunicação direta entre veículos e seus arredores.
A demonstração contou com os Audi Q7 e A4, bem como um veículo de duas rodas, a Ducati Multistrada 1200 Enduro, equipado com a tecnologia C-V2X utilizando o chipset Qualcomm 9150 C-V2X . O teste simulou situações comuns que podem ocorrer entre motocicletas e veículos, e como a tecnologia C-V2X pode ser usada para ajudar a melhorar a segurança no trânsito.
Entre os benefícios está o aviso de colisão de intersecção (cruzamento), em que um veículo equipado com a tecnologia C-V2X sai de uma junção com uma estrada adjacente e evita atingir um motociclista que tem a preferência. Há ainda um aviso de risco de colisão de trânsito, no qual o carro evita um acidente com um motocicleta ao fazer uma conversão à esquerda – um dos principais tipos de colisões entre motos e carros. Há ainda um aviso de frenagem repentina do veículo de duas rodas.
"Esta é a demonstração perfeita de casos de uso em que as tecnologias modernas podem melhorar drasticamente a segurança dos futuros usuários de motocicletas", disse Pierluigi Zampieri, Gerente de Inovação de Veículos da Ducati Motor Holding. "De fato, a comunicação C-V2X é definitivamente um dos principais projetos do Ducati Safety Road Map 2025".
A demonstração foi a primeira do projeto ConVeX (Veículo Conectado a Tudo), que envolve a Audi, a Ducati, a Ericsson, a SWARCO, a Universidade de Kaiserslautern e a Qualcomm CDMA Technologies GmbH. (Por Arthur Caldeira / fotos Lukas Barth)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.