Blog da Infomoto

Ducati terá moto com radar e controle de velocidade adaptativo até 2020

Infomoto

28/04/2018 08h00

Como nos carros, radares fornecem informações sobre os veículos em volta

A Ducati anunciou que, até 2020, irá introduzir radares e controlador de velocidade adaptativo em uma de suas motos, semelhante ao que equipa diversos automóveis de luxo, como o recém-lançado Mercedes Classe A. Porém, diferentemente do que acontece nos carros, o sistema não deve interferir ativamente na pilotagem, mas sim alertar ao motociclista sobre o risco de colisão com outros veículos.

Batizado de ARAS (Advanced Rider Assistance Systems) pela marca, os sistemas de assistência avançada incluem a instalação de vários sensores entre eles radares, para aumentar o nível de segurança do motociclista. De acordo com o comunicado da Ducati, os radares são capazes de fornecer informações sobre o ambiente circundante – evitando, assim, colisões com obstáculos ou outros veículos por meio de alertas ao piloto.

Pronto para ser produzido

A Ducati começou a desenvolver o dispositivo em 2016, em conjunto com o Departamento de Eletrônica, Informação e Bioengenharia da Universidade Politécnica de Milão (Itália). A parceria levou à criação de um sistema de alerta baseado em um radar traseiro, capaz de identificar e apontar veículos presentes no “ponto cego” (ou seja, a parte da estrada não visível diretamente ou no espelho retrovisor). O radar também detecta veículos se aproximando em alta velocidade por trás.

Segundo a fábrica, já foi protocolado um pedido de patente referente aos algoritmos de controle do sistema e as descobertas fizeram parte de uma publicação científica no Simpósio de veículos inteligentes (IEEE), realizado na Califórnia (EUA), em junho de 2017.

Outro parceiro tecnológico da marca trabalha desde 2017 para viabilizar a produção em série do sistema. Afinal, os modelos 2020 da fábrica italiana devem ser apresentados no final do próximo ano. Mas para completar o pacote de segurança, haverá um segundo sensor de radar posicionado na parte dianteira da moto.

O objetivo deste dispositivo frontal será gerenciar o controle de velocidade adaptativo (Cruise Control, também chamado de piloto automático). O sistema vai permitir que uma determinada distância, que pode ser definida pelo piloto, seja mantida a partir do veículo na frente e avisando o motociclista de quaisquer riscos de colisão relacionados à distração.

A Ducati garante que, “todos estes sistemas, juntamente com uma interface de utilizador avançada, concebida para alertar o motociclista para quaisquer perigos existentes, estarão disponíveis em algum dos modelos da marca em 2020”. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Jornalistas e motociclistas (necessariamente nessa ordem) da Agência INFOMOTO. Mesmo cansados de ouvirem que são “loucos”, andam de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
UOL Carros - Blogs - Blog da Infomoto
Topo