Scooter mais vendido do Brasil, PCX terá versões elétrica e híbrida em 2018
Infomoto
25/10/2017 16h33
Scooter mais vendido do Brasil em 2016 com 22.539 unidades, o PCX 150 ganhou duas novas versões, apresentadas pela Honda no 45º Tokyo Motor Show: uma com motorização híbrida e outra totalmente elétrica. E, de acordo com Takahiro Hachigo, presidente e CEO da Honda Motor Co., o PCX Hybrid e o PCX Electric começarão a ser vendidos já no próximo ano nos mercados asiáticos, incluindo o Japão.
O PCX Electric é um scooter elétrico equipado com motor de alta potência desenvolvido pela Honda e equipado com um módulo de bateria destacável, chamado de Honda Mobile Power Pack. Embora não polua, as baterias eliminam quase que completamente o espaço sob o banco, uma das principais virtudes do PCX.
Já a versão híbrida, chamada de PCX Hybrid, conta com uma bateria de alta potência e um alternador para ajudar o motor de combustão, o que garante mais torque ao modelo. Esse sistema híbrido é inédito para motocicletas e foi desenvolvido inteiramente pela Honda que, por enquanto, não divulgou mais detalhes sobre o funcionamento do sistema. Entretanto, a versão híbrida mostra um novo conjunto óptico, novo painel e parece contar com Smart Key, uma chave de presença, como já utilizado nos SH 300 e 150.
Em seu discurso no evento, o CEO da Honda reforçou que a marca vem trabalhando no desenvolvimento de várias tecnologias e produtos que irão contribuir para a concretização de uma sociedade livre de emissões de carbono e para o progresso que tornará nossos veículos movidos à gasolina mais limpos e mais eficientes no consumo de combustível.
Embora as vendas na Ásia comecem já no próximo ano, os novos PCXs menos poluentes ainda não têm data para vir ao Brasil. Até porque, a Honda tem comemorado as vendas do PCX "normal" em nosso mercado – em setembro passado foram emplacadas 2.685 unidades, um crescimento de 66% com relação ao mesmo período de 2016, quando registrou 1.622 unidades emplacadas. Vale ressaltar que o PCX 150 vendido aqui tem motor de 149,3 cm³ e o inédito sistema "Idling Stop", que desliga o motor em paradas por mais de 3 segundos para economizar combustível e poluir menos. (Por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.