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Ninja ZX-6R 636 chega ao País a partir de R$49.990

Infomoto

08/03/2013 13h24

A Nova ninja estará disponível em duas versões: Standard e com freios ABS, por R$49.990 e R$52.990, respectivamente

A Kawasaki anunciou hoje a chegada da superesportiva Ninja ZX-6R 636 ao Brasil. Disponível em duas versões, os preços são de R$49.990 para o modelo Standard e de R$ 52.990 para a opção com os freios ABS, ambas sem frete e seguro. De acordo com a Kawasaki do Brasil, a moto já começou a ser produzida pelo processo CKD na fábrica da Kawasaki em Manaus (AM) e estará disponível nas concessionárias a partir de abril. No visual, a nova Ninja média mudou pouco, mas o suficiente para deixá-la mais agressiva. Os faróis, agora maiores, ganharam ângulos mais agudos, enquanto os piscas, ainda integrados na carenagem, foram redesenhados em forma trapezoidal. A carenagem também mudou. As saídas de ar ficaram maiores para oferecer uma dissipação maior do calor produzido pelo propulsor mais forte e os grafismos abriram mão do nome da moto para estampar a inscrição 636, alusiva à nova capacidade cúbica do motor.

A traseira também foi retocada. A lanterna branca da versão anterior deu lugar a uma menor, vermelha, e colocada mais na ponta da rabeta, e, quando acesa ilumina duas letras Z, igual acontece na naked Z800, que também já é vendida no Brasil (como você ja viu aqui). Já o escapamento curto e cromado foi substituído por um mais alongado e totalmente pintado em preto fosco, montado um pouco mais acima do que o anterior. Por falar em pintura, o motor também mudou de cor e passa a ser cinza fosco, aposentando a cor negra que o cobriu nas últimas gerações da Ninja. A nova ZX-6R partilha também as mesmas combinações de cores que as outras duas superesportivas da marca (ZX-10R e Ninja 300) terão em 2013, as mesclas de preto com o tradicional verde limão e branco com preto, sendo que a primeira é a única opção para o modelo com ABS.

A superesportiva média da Kawasaki volta a contar com o propulsor de 636 cm³ das gerações anteriores

Motor e ciclística redesenhados

Embora a grande sacada da Kawasaki para 2013 seja a mudança na motorização, não é a primeira vez que a ZX-6R conta com motor de quatro cilindros em linha de 636 cm³. Esta arquitetura já equipou a moto entre 2002 e 2006. Todavia, não se trata do mesmo propulsor. Enquanto a 636 do início da década contava com diâmetro x curso de 68 x 43,8 mm, a nova tem motor derivado da geração anterior, com 599 cm³ e diâmetro x curso de 67 x 42,5 mm. Para conseguir os 37 cm³ a mais, os engenheiros da marca verde aumentaram o curso do pistão, que passou a ter 45,1 mm.

Com isso, aumentaram consideravelmente a potência e o torque máximos produzidos pelo motor. Assim, no lugar dos 128 cv a 14.000 rpm, a nova Ninja 636 passa a entregar 137 cv a 13.500 rpm, ambas já com a interferência do sistema Ram Air (a indução direta de ar). Já o torque aumentou de 6,8 kgf.m a 11.800 rpm para e 7,2 kgf.m a 11.500 rpm. Para segurar a potência extra, a nova máquina da Casa de Akashi conta com um novo freio dianteiro com disco duplo tipo margarida com diâmetro de 310 mm e pinça tipo monobloco radial de quatro pistões que receberam, ainda, o auxílio do ABS. O freio traseiro, no entanto permanece o mesmo disco simples, também tipo margarida, com 220 mm de diâmetro e pinça de pistão único.

Controle de tração com três níveis e embreagem deslizante também são novidades na Ninja média

No quesito inovações mecânicas e eletrônicas, a ZX-6R também vem forte e não fica para trás das outras superesportivas da atualidade. Para extrair o máximo desempenho do novo propulsor, a moto recebeu dois modos de mapeamento do motor e o característico controle de tração da marca (KTRC) ajustável em até três níveis. Completa o pacote a nova embreagem com sistema deslizante, que diminui os "trancos" nas reduções de marcha, principalmente em altos giros. Os novos itens deixaram a Ninja um quilo mais pesada em relação à versão anterior. A nova moto pesa 192 kg em ordem de marcha na versão standard e 194 kg na que vem equipada com ABS.

A nova Ninja também ficou cinco milímetros mais curta, com 2.085 mm, o que pode ser atribuído à diminuição do ângulo de cáster de 24 para 23,5° e do trail, que caiu de 103 para 101 mm. A largura de 705 mm foi mantida. No entanto, a altura do assento aumentou para 830 mm. Alterações foram feitas também na ciclística da superesportiva. O conjunto de amortecimento dianteiro continua sendo invertido "upside-down" e com 120 mm de curso, mas passa a contar com o sistema de garfo de funções separadas (Separate Function Fork) herdado dos modelos de motocross, porém com molas nos dois tubos. Já a suspensão traseira monoamortecida com ajuste a gás e 134 mm de curso e o quadro perimetral em alumínio permanecem iguais.

Branco será a outra opção de cor da ZX-6R 636 apenas para a versão Standard

Sempre mais potente
Esse poderia muito bem ser o novo lema da Kawasaki em 2013, uma vez que a marca centrou a sua estratégia de renovação do line-up em torno do aumento da capacidade cúbica de seus modelos com vocação mais esportiva. A ZX-6R é o segundo modelo que assina o nome Ninja a receber um motor com maior capacidade cúbica, repetindo o que também aconteceu Ninja 250R, que deu lugar à Ninja 300 (cujo teste pode ser lido aqui) e com a naked Z750, que "cresceu", virou Z800. Segundo Ricardo Suzuki, Gerente de Planejamento da Kawasaki do Brasil,  o aumento da cilindrada é uma forma de diferenciar os produtos da marca dentro das suas categorias. "Existe uma preocupação em toda a linha de diferenciar, de criar um nicho específico para o nosso produto", afirmou o executivo.

Outra premissa da marca japonesa que se confirmou foi a definição dos modelos de maior cilindrada como referência para os outros da mesma classe. No caso, tanto a Ninja 300 como a ZX-6R 636 ganharam elementos – e até as cores – para ficarem mais parecidas com a ZX-10R, enquanto a nova Z800, está visualmente semelhante à Z 1000. (por Carlos Bazela)

Mais completo, o painel ganhou novas luzes espias e os mostradores do ABS, os níveis do controle de tração e os mapas do motor

Na lanterna traseira da ZX-6R 636 aparecem as duas letras "Z", como acontece na naked Z800

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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