Topo

Infomoto

Covid-19: Itália volta produção de motos; fábricas seguem paradas no Brasil

Infomoto

29/04/2020 14h47

Ducati está reabrindo gradualmente sua fábrica em Bolonha

O mundo, e consequentemente o mercado de motocicletas, está paralisado há quase dois meses em função da pandemia de covid-19. Enquanto lockdowns e medidas de segurança continuam em vigor em vários países, outros planejam gradualmente reiniciar sua economia.

A Itália, um dos países mais atingidos, tanto em número de casos quanto em número de mortos, pelo novo coronavírus, prepara-se para uma reabertura gradual. Setores voltados à exportação, caso das motos italianas, foram os primeiros autorizados pelo governo a voltarem ao trabalho, porém de forma escalonada.

A fábrica da Ducati, paralisada desde o início de março, retomou a produção na última segunda-feira, 27 de abril, com diversas restrições. Nesta primeira fase, apenas os funcionários das linhas de montagem vão voltar ao trabalho, em dois turnos reduzidos para evitar aglomerações.

MV Agusta e o grupo Piaggio, detentor das marcas Aprilia, Moto Guzzi e Vespa, também já apresentaram planos de retomada, com base nas diretrizes das autoridades de saúde pública italianas.

Coronavírus em ManausHonda estende paralisação em sua fábrica na capital amazonense

Enquanto isso, no Brasil, que ainda vê as mortes por coronavírus aumentarem, as fábricas de motocicletas continuam com a produção suspensa. A retomada estava prevista para o início de maio, mas deve ser prorrogada.

A Honda, maior fabricante de motos do país, anunciou hoje (29 de abril), que irá estender a paralisação, anteriormente prevista para se encerrar em 4 de maio, até 18 deste mês. "A operação será reiniciada gradualmente com a adoção de protocolos adicionais de segurança e visa a conciliar o cuidado com a saúde e a necessidade de atendimento à demanda atual do mercado de motocicletas.", informou em comunicado a empresa.

A decisão de manter a produção suspensa, segundo a Honda, prioriza a saúde e segurança das pessoas e está alinhada às iniciativas para conter a disseminação do novo coronavírus em Manaus (AM). O município, que enfrenta sobrecarga no sistema de saúde com a explosão de casos graves de covid-19, abriga mais de 90% da produção brasileira de motocicletas, no polo industrial. 

As outras fábricas instaladas na cidade, como BMW e Yamaha, dificilmente devem retomar a produção na próxima semana, como previsto. Entretanto, além da Honda, nenhuma outra marca se manifestou oficialmente quanto à continuidade da paralisação em suas linhas de montagem. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.