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Nada de "mais humilde": 7 motos que têm tecnologia de carrões de luxo

UOL Carros

01/02/2020 04h00

Modelos luxuosos, como a Honda Gold Wing Tour, contam com itens de conforto e segurança de fazer inveja a muito automóvel 

Pode parecer incrível, mas no início dos anos 2000, ainda eram raras as motos que tinham injeção eletrônica de combustível! Porém, esse cenário mudou muito. Hoje a tecnologia de ponta invadiu de vez o mundo das duas rodas. Aceleradores eletrônicos (ride-by-wire), freios ABS, controle de tração, diferentes modos de pilotagem, central multimídia… Enfim, dispositivos antes encontrados apenas em carrões de luxo agora também equipam as motos. O que deixa os veículos de duas rodas não somente mais rápidos e modernos, mas também mais seguros. Conheça algumas das tecnologias existentes em veículos de quatro e duas rodas.

Start & Stop

Em tempos em que o litro da gasolina custa R$ 5,00 e precisamos diminuir a emissão de poluentes, alguns automóveis de luxo saem de fábrica com o sistema Start&Stop, que desliga o motor quando o carro fica parado por um determinado tempo em um semáforo, por exemplo, ou ainda nos congestionamentos cada vez maiores em muitas cidades do mundo.

Nas motos essa tecnologia não é comum, talvez porque fiquem menos tempo paradas no trânsito ou porque já são econômicas. Mas há um modelo, à venda no Brasil, que traz essa tecnologia: o scooter PCX 150 da Honda. Apesar de a marca japonesa chamar de sistema Idiling Stop, o funcionamento é o mesmo: desliga o motor em paradas mais longas (acima de 3 segundos) e o religa em uma fração de segundo assim que o piloto volta a acelerar.

Modos de pilotagemMais conhecido como modo de condução nos carros, mas chamado de modo de pilotagem (riding mode) nas motos, o sistema permite alterar diversos controles eletrônicos de uma só vez, adequando o veículo para o tipo de uso. Comum em muitos modelos, um bom exemplo do que os modos de pilotagem pdoem fazer é a aventureira Ducati Multistrada 1260S, que é praticamente 4 motos em 1. Cada um deles muda os parâmetros do controle de tração, dos freios ABS, do controle de empinada e das suspensões semi-ativas.

Essa tecnologia, também existe nos carros. Está presente em modelos top de linha como a perua Audi RS4 Avant. O Audi Drive Select oferece três modos de condução – Conforto, Automático e Dinâmico –, que alteram não só a resposta do acelerador, mas também a configuração da direção e do câmbio. O sistema ainda faz variar o som do escapamento, no modo Dinâmico.

Câmbio de dupla embreagem Já há alguns anos, carros mais sofisticados, como o Audi A8, por exemplo, trazem o câmbio automático com dupla embreagem. Uma tecnologia que chegou há pouco tempo nas motos. Atualmente, apenas a Honda utiliza câmbio com duas embreagens, e a scooter X-Adv 750 é, por enquanto, o único modelo à venda no Brasil equipado com a tecnologia.

O câmbio DCT (Dual Clutch Transmission) é semelhante ao utilizado no Honda NSX, esportivo da marca japonesa. A transmissão tem como principal característica duas embreagens: uma delas aciona as marchas ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e a outra as marchas pares (2ª, 4ª e 6ª) independentemente. As duas embreagens operam alternadamente para agilizar as mudanças de marchas. Por exemplo, ao trocar de primeira para segunda marcha, a central eletrônica detecta a subida de marcha e engata a segunda e, só então, desengata a primeira marcha para oferecer uma troca quase que imperceptível

Suspensão semiativa A tecnologia já chegou também às suspensões das motocicletas. A BMW S 1000 RR, por exemplo, tem suspensões que, além de um ajuste eletrônico da compressão, do retorno e da pré-carga da mola, conta ainda com sensores que "leem" as condições do pavimento, regulando as suspensões de acordo com o piso em que a moto está rodando e a forma como o motociclista está pilotando.

A tecnologia nasceu nas pistas, mas a eletrônica também ajuda os motociclistas nas estradas. Tanto que muitos modelos bigtrail também contam com suspensões semi-ativas para absorver melhor as imperfeições do piso.

Central MultimídiaEmbora a Honda Gold Wing tenha sido a primeira motocicleta do mundo a incorporar o CarPlay, sistema da Apple para espelhar o iPhone em centrais multimídias de veículos, atualmente outros modelos da marca japonesa, como a nova Africa Twin 1100, e as motos da Harley-Davidson também têm modernas centrais multimídias de fazer inveja a muito carro básico por aí.

Com o CarPlay é possível controlar as funções do smartphone diretamente pelos controles físicos da moto. A tela do iPhone é reproduzida na tela de 7 polegadas colorida e sensível ao toque da central multimídia da Gold Wing. O potente sistema de som da grã-turismo reproduz as músicas da sua playlist e as chamadas podem ser atendidas pelo intercomunicador no capacete.

Faróis direcionaisFeita para viajar, a Kawasaki Versys 1000 têm diversos dos itens de conforto e segurança citados acima, mas também conta com faróis direcionais, de LED, que ficam na carenagem lateral e acendem conforme a moto se inclina nas curvas.

Um item presente em muitos carrões que ajuda a iluminar a parte interna da curva à noite e chega para aumentar a segurança do motociclista.

SuperchargerEmbora o turbo compressor seja mais comum nos automóveis, o princípio do supercharger, tecnologia exclusiva da Kawasaki, usada em modelos como a Ninja H2 SX, é o mesmo. "Empurrar" mais ar para o motor e otimizar a mistura ar combustível para gerar mais potência.

A diferença é que o compressor da Kawasaki não utiliza o ar quente obtido na explosão dentro do cilindro para girar como uma turbina. Ligada ao virabrequim a peça trabalha com a força gerada pelo próprio motor. O compressor, cuja rotação fica na casa das 130.000 rpm, ajuda a atingir números de desempenho impressionantes, como os 326 cv, como na H2R, versão de pista do modelo. (Por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.

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