Venda de motos bigtrail continua em alta; BMW R 1200 GS lidera o segmento
Em 2018 foram vendidas 7.785 bigtrails; mais de 2 mil do modelo alemão
O prazer de viajar com segurança, conforto, desempenho e tecnologia embarcada está fazendo a cabeça do motociclista brasileiro. Muitos deixaram as esportivas e foram atraídos pelas qualidades das motos "aventureiras". A confirmação está no número de vendas dos modelos bigtrail de janeiro a agosto que atingiram 7.785 unidades, contra as 3.908 motos esportivas vendidas no mesmo período.
Segundo dados da Fenabrave (entidade que reúne os distribuidores de veículos), o modelo mais vendido, com 2.044 unidades emplacadas, continua sendo a BMW R 1200 GS, uma das mais caras do segmento, que custa entre R$ 86 e 96 mil. Nem mesmo a chegada de novos modelos da Triumph em maio – Tiger 800 e 1200 – abalou a liderança da bigtrail alemã no segmento.Nem a chegada das novas Triumph Tiger 800 e 1200 abalou a liderança da GS
Todas têm em comum a versatilidade para viajar longas distâncias, superar estradas ruins e até enfrentar trechos sem pavimentação. Porém, a tecnologia embarcada parece ser o maior desejo entre os consumidores. "Muitos clientes que já tiveram esportiva e hoje desfrutam de estabilidade financeira procuram tecnologia e conforto", explica Milton Ayabe, executivo de vendas da concessionária BMW Power, na Zona Leste de São Paulo.
Um consumidor que fez essa mudança foi o empresário Diego Rosa, 45 anos. Ele já teve várias esportivas, mas agora viaja com uma Yamaha Super Ténéré 1200. "Optei pela bigtrail por conta do maior conforto para a garupa e também pela versatilidade", afirma o motociclista.
Siga o líderCom 2.044 unidades, R 1200 GS representa quase metade das vendas de motos BMW no Brasil
No quesito conforto e versatilidade a BMW R 1200 GS tem muito a oferecer. Controle de tração, assistência de subida, aquecedor de manoplas e o painel, que lembra um computador com inúmeras funções e GPS. Além disso, na versão Adventure, a mais cara da família, oferece tanque de 30 litros com autonomia superior a 500 quilômetros.
Para a alemã BMW, o segmento bigtrail é de extrema importância. Nos primeiros sete meses do ano, as vendas de todos os modelos da marca no Brasil foram de 4.137 unidades. Só a R 1200 GS contribuiu com 2.044 unidades – o que representa quase metade das vendas da marca.
Para a Triumph, que ocupa o segundo lugar no ranking de vendas com as diversas versões da Tiger 800, o segmento também é vital para o sucesso de seus negócios no Brasil. Em sete meses, a marca inglesa emplacou 2.501 motos no País, sendo que 85% delas são da linha Tiger. Por conta disso, a Triumph procura investir em tecnologia com os novos modelos e fincar sua bandeira como opção entre os aventureiros.
Nova TigerTiger 1200 tem tecnologia de SUV de luxo e custa a partir de R$ 60 mil
Um exemplo é a nova família Tiger 1200. "A nova linha Tiger 1200 é tão avançada que o seu desenvolvimento levou quatro anos… Estas são, de longe, as Tiger mais prontas para a aventura já construídas", afirma Waldyr Ferreira, General Manager da Triumph no Brasil.
A força desse mercado atrai outros fabricantes, entre eles a gigante Honda que, há dois anos, lançou a CRF 1000 L Africa Twin. Nos sete primeiros meses foram emplacadas 548 unidades, um resultado tímido se comparado às vendas da BMW e da Triumph. Porém, basta fazer as contas para ter uma noção da importância do modelo. A versão básica é vendida nas concessionárias por R$ 55 mil, isso significa que as vendas superaram os 30 milhões de Reais.Número de venda da Honda Africa Twin é tímido: só 548 unidades até agosto
Outras marcas também têm em seu line-up produtos para esse cliente, como a Suzuki com a V-Strom 1.000 e a Kawasaki que oferece a Versys 1000. Outro modelo famoso é a Yamaha Ténéré 1200, porém sua produção de apenas 120 unidades em 2018 se reflete também em poucos modelos vendidos neste ano.Super Ténéré 1200 tem fama, mas vende pouco: só 130 unidades neste ano
Os números do segmento bigtrail devem melhorar ainda mais até o final de 2018. A BMW deve lançar as novas F 850 GS e F 750 GS, modelos que fizeram grande sucesso na geração anterior como as versões 800 e 700, respectivamente. A Honda também poderá lançar a nova versão Adventure Sports da Africa Twin, que tem tanque maior e suspensões de longo curso para aventuras ainda mais longas e por terrenos mais difíceis. (por Cicero Lima)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.