Honda anuncia venda do PCX híbrido no Japão; Brasil fica na vontade
PCX Hybrid tem um motor elétrico que auxilia o motor de 125cc a gasolina
A Honda anunciou que o PCX Hybrid, apresentado no Salão de Tóquio do ano passado, começará a ser vendido no Japão em setembro próximo. O modelo é o primeiro scooter com motorização híbrida produzido em série no mundo.
O sistema híbrido do PCX, desenvolvido pela Honda, transforma o motor de partida em um motor elétrico auxiliar, alimentado por uma bateria de íons de lítio de grande capacidade. Esse auxílio ao motor de 125 cc (a gasolina) faz com que o PCX híbrido tenha uma resposta mais rápida do acelerador e desempenho superior se comparado aos scooters convencionais de mesma capacidade. A "ajuda" ao motor dura cerca de quatro segundos e varia de acordo com a abertura do acelerador.
Na prática, é como se o motor de partida do PCX desse um "empurrãozinho" para o motor a gasolina. Segundo a Honda, graças à essa tecnologia, o sistema "Idling Stop", que desliga o PCX normal em paradas mais longas, é acionado em tempo menor do que no modelo convencional. PCX Hybrid promete rodar 55 km/litro
O piloto pode escolher o nível de assistência do motor: o modo "D" proporciona uma condução confortável com assistência adequada e grande economia de combustível, e o modo "S" fornece assistência mais forte para um passeio mais esportivo. Segundo informações da Honda, o PCX híbrido roda 55 km/litro com dois ocupantes a 60 km/h.
O PCX já traz o visual da nova geração do scooter, que tem todas as luzes de LED e linhas mais arredondadas. Outra novidade incorporada à versão híbrida é o sistema Smart Key e o freio ABS na roda dianteira. Versão híbrida vai custa cerca de R$ 15.000 no Japão
A nova bateria de íons de lítio foi acomodada na parte de trás do compartimento embaixo do banco; enquanto a unidade de controle da bateria e do motor elétrico está instalada no escudo dianteiro. De acordo com a fábrica japonesa, a bateria não comprometeu a praticidade do modelo e ainda é possível guardar um capacete fechado no espaço sob o assento.
No Japão, a Honda pretende comercializar 2.000 unidades por ano do PCX Hybrid, que irá custar 432.000 ienes, ou cerca de R$ 15.000. Valor um pouco superior à versão convencional. Consultada, a Honda afirmou que "sempre está atenta às oportunidades, mas atualmente não há planos de comercializar o modelo no Brasil". (Por Arthur Caldeira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.