EICMA 2011: o que vem para o Brasil?
Na semana passada, todo o mundo das duas rodas ficou agitado com os lançamentos apresentados no Salão de Milão (EICMA 2011). Como você já viu aqui, a equipe da INFOMOTO esteve na Itália e trouxe informações de diversas motos e antecipou algumas novidades. Mas, afinal, o que vem mesmo para o Brasil? Para tentar responder a essa pergunta, juntamos algumas informações que colhemos in loco e analisamos o potencial dos modelos mostrados no EICMA para o mercado nacional. Confira abaixo alguns modelos que, para nós, deverão estar nas ruas brasileiras em alguns anos.
BMW C 600 Sport
O modelo representa o debute da marca no segmento de maxi-scooters é um forte candidato para chegar às ruas brasileiras já nos próximos anos. Para a estimativa, nós levamos em conta o lançamento mundial da G 650 GS Sertão no Salão Duas Rodas, em São Paulo e também os números do segmento. O Dafra Citycom conta com mais de 1750 unidades vendidas até Outubro deste ano, enquanto o Suzuki Burgman 650 soma 109, números que comprovam a boa recepção do mercado aos maxi scooters. Além disso, a BMW tem disponibilizado seu line-up completo no Brasil nos últimos anos.
O C 600 Sport representa o debut da BMW no segmento de maxi scooters
MV Agusta F3 e Brutale 675
No caso da F3 e da Brutale 675, não seria uma utopia apostar que as motos serão a principal atração do estande da marca no próximo Salão Duas Rodas. A montadora iniciou este ano suas atividades no Brasil montando a superesportiva F4 e duas versões da naked Brutale na fábrica da Dafra, em Manaus (AM). E, como nós mostramos aqui, a casa de Varese anunciou para o ano que vem a importação oficial de algumas unidades da limitada F3 Serie Oro. Portanto, é seguro afirmar que teremos as médias cilindradas italianas aqui e talvez até antes do próximo Salão Duas Rodas.
MV Agusta F3: A Serie Oro chega aqui em fevereiro de 2012, segundo a marca
Kawasaki Versys 1000
Levando em conta as mais de 750 R1200 GS que a BMW vendeu até outubro e as 217 XT 1200Z Super Ténéré comercializadas pela Yamaha, a Kawasaki tem tudo para trazer a Versys 1000. A bigtrail que foi apresentada na Itália esta semana tem as mesmas características da sua irmã menor de 650cc que é vendida por aqui. Já o motor, é o mesmo tetracilíndrico que equipa a naked Z1000 e a recém chegada Ninja 1000.
A Versys 100 está equipada com o mesmo motor da Z1000 e da nova Ninja 1000
Yamaha YZF R1
A nova R1, que nós já apresentamos aqui no Blog, também estava em Milão. Detalhes sutis como o novo esquema de cores e ajustes no sistema de mapeamento do motor foram pano de fundo para a grande novidade: a incorporação do controle de tração. Seguindo o padrão da Yamaha para as outras gerações da superbike, é certa sua vinda para o Brasil. Mas, como esse padrão também tem sido um atraso de uma geração em relação aos europeus, a nova R1 não deve aportar no Brasil tão cedo.
R1 2012: agora controle de tração
Honda Crosstourer
A Crosstourer surgiu como conceito no EICMA do ano passado. De volta ao Salão de Milão, a nova bigtrail da Honda veio desta vez em sua versão final, após sua produção ser oficializada para 2012. Equipada com o mesmo motor V4 de 1200cc que equipa a VFR 1200F, as duas motos também partilham o mesmo sistema de embreagem dupla (DTC). O momento também seria dos melhores. Aproveitando que a Honda está em uma campanha maciça de divulgação de seus produtos acima de 600cc, trazer ao mercado uma trail de porte grande para bater de frente com Super Ténéré e R 1200 GS seria um passo e tanto para a liderança em mais um segmento.
A Crosstourer partilha o motor e a embreagem dupla da VFR 1200F
A Honda também apresentou a nova família NC700 cujas versões S (naked) e X (uso misto) poderiam ser eventuais sucessoras da CB 600F Hornet e da Transalp. Entretanto, a vinda dessas duas motos, pelo menos agora, poderia ser um entrave. Os itens eletrônicos embarcados nos dois modelos – entre eles a embreagem DCT – certamente iriam encarecer e muito os preços. Além de pôr um fim na liderança da Hornet – com 4.633 unidades vendidas até outubro – e prejudicar a Transalp na briga pelo pódio das trail de média cilindrada. Até o mês passado, a liderança do ranking pertencia à BMW G650 GS, com 1.621 motos vendidas, seguida pela Yamaha XT 660R e pela Transalp, ambas com 1.595 e 1.308 unidades comercializadas, respectivamente.
E você, que tem acompanhado as novidades do EICMA 2011 no UOL, o que acha? Tem alguma em especial que gostaria de ver rodando por aqui? (dados de venda fornecidos pela FENABRAVE) (por Carlos Bazela)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.