Topo

Infomoto

EICMA 2011: o que vem para o Brasil?

Infomoto

16/11/2011 11h34

Na semana passada, todo o mundo das duas rodas ficou agitado com os lançamentos apresentados no Salão de Milão (EICMA 2011). Como você já viu aqui, a equipe da INFOMOTO esteve na Itália e trouxe informações de diversas motos e antecipou algumas novidades. Mas, afinal, o que vem mesmo para o Brasil?  Para tentar responder a essa pergunta, juntamos algumas informações que colhemos in loco e analisamos o potencial dos modelos mostrados no EICMA para o mercado nacional. Confira abaixo alguns modelos que, para nós, deverão estar nas ruas brasileiras em alguns anos.

BMW C 600 Sport

O modelo representa o debute da marca no segmento de maxi-scooters é um forte candidato para chegar às ruas brasileiras já nos próximos anos. Para a estimativa, nós levamos em conta o lançamento mundial da G 650 GS Sertão no Salão Duas Rodas, em São Paulo e também os números do segmento.  O Dafra Citycom conta com mais de 1750 unidades vendidas até Outubro deste ano, enquanto o Suzuki Burgman 650 soma 109, números que comprovam a boa recepção do mercado aos maxi scooters. Além disso, a BMW tem disponibilizado seu line-up completo no Brasil nos últimos anos.

O C 600 Sport representa o debut da BMW no segmento de maxi scooters

 

MV Agusta F3 e Brutale 675

No caso da F3 e da Brutale 675, não seria uma utopia apostar que as motos serão a principal atração do estande da marca no próximo Salão Duas Rodas. A montadora iniciou este ano suas atividades no Brasil montando a superesportiva F4 e duas versões da naked Brutale na fábrica da Dafra, em Manaus (AM).  E, como nós mostramos aqui, a casa de Varese anunciou para o ano que vem a importação oficial de algumas unidades da limitada F3 Serie Oro. Portanto, é seguro afirmar que teremos as médias cilindradas italianas aqui e talvez até antes do próximo Salão Duas Rodas.

MV Agusta F3:  A Serie Oro chega aqui em fevereiro de 2012, segundo a marca

 

Kawasaki Versys 1000

Levando em conta as mais de 750 R1200 GS que a BMW vendeu até outubro e as 217 XT 1200Z Super Ténéré comercializadas pela Yamaha, a Kawasaki tem tudo para trazer a Versys 1000. A bigtrail que foi apresentada na Itália esta semana tem as mesmas características da sua irmã menor de 650cc que é vendida por aqui. Já o motor, é o mesmo tetracilíndrico que equipa a naked Z1000 e a recém chegada Ninja 1000.

A Versys 100 está equipada com o mesmo motor da Z1000 e da nova Ninja 1000

 

Yamaha YZF R1

A nova R1, que nós já apresentamos aqui no Blog, também estava em Milão. Detalhes sutis como o novo esquema de cores e ajustes no sistema de mapeamento do motor foram pano de fundo para a grande novidade: a incorporação do controle de tração.  Seguindo o padrão da Yamaha para as outras gerações da superbike, é certa sua vinda para o Brasil. Mas, como esse padrão também tem sido um atraso de uma geração em relação aos europeus, a nova R1 não deve aportar no Brasil tão cedo.

R1 2012: agora controle de tração

 

Honda Crosstourer

A Crosstourer surgiu como conceito no EICMA do ano passado. De volta ao Salão de Milão, a nova bigtrail da Honda veio desta vez em sua versão final, após sua produção ser oficializada para 2012. Equipada com o mesmo motor V4 de 1200cc que equipa a VFR 1200F, as duas motos também partilham o mesmo sistema de embreagem dupla (DTC).  O momento também seria dos melhores. Aproveitando que a Honda está em uma campanha maciça de divulgação de seus produtos acima de 600cc, trazer ao mercado uma trail de porte grande para bater de frente com Super Ténéré e R 1200 GS seria um passo e tanto para a liderança em mais um segmento.

A Crosstourer partilha o motor e a embreagem dupla da VFR 1200F

A Honda também apresentou a nova família NC700 cujas versões S (naked) e X (uso misto) poderiam ser eventuais sucessoras da CB 600F Hornet e da Transalp. Entretanto,  a vinda dessas duas motos, pelo menos agora, poderia ser um entrave. Os itens eletrônicos embarcados nos dois modelos – entre eles a embreagem DCT – certamente iriam encarecer e muito os preços. Além de pôr um fim na liderança da Hornet – com 4.633 unidades vendidas até outubro – e prejudicar a Transalp na briga pelo pódio das trail de média cilindrada. Até o mês passado, a liderança do ranking pertencia à BMW G650 GS, com 1.621 motos vendidas, seguida pela Yamaha XT 660R e pela Transalp, ambas com 1.595 e 1.308 unidades comercializadas, respectivamente.

E você, que tem acompanhado as novidades do EICMA 2011 no UOL, o que acha? Tem alguma em especial que gostaria de ver rodando por aqui? (dados de venda fornecidos pela FENABRAVE) (por Carlos Bazela)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.