Topo

Infomoto

A incrível história da Vespa paraquedista

Infomoto

11/05/2012 19h28

A Vespa 150 TAP usada pelas tropas de paraquedistas franceses na Guerra da Argélia

Quem conhece a história da carismática Vespa, que, inclusive, completou 66 anos em abril, sabe que ela foi concebida a partir de uma pequena motoneta que transportava os soldados nas bases aéreas militares. Mas, o que pouca gente imagina é que a própria Vespa já "serviu exército" em 1956, durante a Guerra da Argélia, combatendo as forças de libertação argelinas que lutavam pela independência do país, colônia francesa.

As Vespas eram lançadas de paraquedas no campo de batalha

No conflito, a TAP – tropa de paraquedistas francesa (troupes aéroportées) – saltava com dois scooters modificados (sim, as Vespas também pulavam de paraquedas) sendo que uma delas carregava um canhão M20 de 75mm incorporado e a outra munição. A versão, batizada de 150 TAP, foi adaptada por uma fábrica que montava as Vespas na França. Entretanto, a arma não era disparada enquanto estava integrada ao veículo, que servia apenas para transportá-la até uma posição tática melhor. Quando chegavam ao ponto em questão, o canhão era removido do scooter e armado sobre um apoio para alvejar os inimigos.

Para ser utilizado, o canhão era retirado do scooter

Para você que achou boa a ideia de ter um scooter com um canhão do lado, não perca as esperanças. Uma unidade da Vespa 150 TAP de 1959 em ótimo estado foi encontrada na Sicília, na Itália, recentemente. A moto vai a leilão neste final de semana em Mônaco e os lances iniciais estão entre 12 e 15 mil euros, o que corresponde a cerca de R$ 30 e R$ 38 mil, respectivamente. Alguém se habilita? (por Carlos Bazela)

A Vespa militar vai a leilão neste final de semana, em Mônaco

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.