Topo
Blog da Infomoto

Blog da Infomoto

Parabéns, Vespa!

Infomoto

23/04/2012 17h24

A Vespa PX, que ainda faz muito sucesso na Itália

Neste mesmo dia, há 66 anos, vinha ao mundo um dos maiores ícones do motociclismo: a Vespa. Tudo começou na década de 1940, quando o designer aeronáutico Corradino D'Ascanio foi procurado por Enrico Piaggio para criar um meio de transporte em duas rodas que tivesse baixo custo.

Entretanto, D'Ascanio não era lá grande fã de motocicletas, o que acabou fazendo toda a diferença no projeto. Segundo o designer, as motos eram desconfortáveis, difíceis de pilotar e a corrente ainda sujava as mãos de óleo – o que era uma verdade.

A primeira Vespa produzida em série em 1946

Assim, o italiano resolveu usar o seu talento para resolver todos esses "problemas". Ele colocou a alavanca de câmbio no guidão, usou uma alternativa inspirada no trem de pouso dos aviões para prender a roda dianteira, criou uma carenagem para livrar o piloto do desagradável contato com o motor e, principalmente, projetou um veículo que podia ser conduzido de forma confortável.

Ao ver o protótipo, batizado de MP6, Piaggio exclamou "Isso parece uma vespa!". E foi assim que, em 23 de abril de 1946, o Escritório Central de Patentes do Ministério da Indústria e Comércio de Florença concedeu ao Piaggio & C. S.p.A. a patente sobre a Vespa, que viria a se tornar o scooter mais famoso do mundo. O resto é história. Buon compleanno, Vespa ! (por Carlos Bazela)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.