Nova Dafra Citycom HD 300 quer brigar com Honda SH 300 e Yamaha XMax 250
Infomoto
08/03/2020 04h00
A nova Dafra Citycom HD 300 chega em março ao mercado com preço sugerido de R$ 21.490 e um objetivo bem claro. "Em modelos até R$ 20 mil, o Citycom S 300i vai bem, mas gostaríamos de ampliar nossa participação no segmento de scooters entre R$ 20 mil e R$ 25 mil", revela o gerente nacional de marcas da Dafra, José Ricardo Siqueira. Nessa faixa de preço, os principais concorrentes são a Honda SH 300i (R$ 20.990) e a recém-lançada Yamaha XMax 250 (R$ 21.990).
Para crescer entre os scooters mais caros, a Dafra apostou em uma fórmula já conhecida e bem sucedida. Embora visualmente o novo HD 300 seja bem diferente do Citycom S 300, quadro, motor e rodas são os mesmos. O conjunto é fruto da parceria com a taiwanesa SYM. Lançada no Brasil em 2010, a Citycom reinou sozinha por muito tempo nessa faixa de cilindrada, até a chegada da SH 300 em 2016, e vende bem até hoje, com predomínio da versão com freios combinados que é mais barata: R$ 18.490.
A nova HD 300 tem praticamente o mesmo porte da S 300, mas parece menor. Seu design lembra as scooters europeias, com farol de LED no guidão e um escudo frontal mais compacto. A posição de pilotagem também muda, mas a altura do assento é a mesma (800 mm). O condutor vai sentado, com os joelhos flexionados a 90° e há um pequeno espaço para os pés, em função do túnel central onde fica o bocal do tanque – na S 300i a plataforma é um pouco maior. E, claro, não há o grande para-brisa.
A vantagem é que a HD 300 ficou mais leve, marcando 166,2 kg na balança. Segundo a Dafra, 13 kg a menos do que a S 300i. Além disso, ganhou algumas características muito úteis para quem anda de scooter. O compartimento sob o assento ficou maior – 38 litros – e leva tranquilamente dois capacetes grandes. A abertura é feita com a chave de ignição, que também destrava o bocal do tanque.
A Dafra equipou a HD 300 com um bagageiro, que permite instalar um baú facilmente e aumentar ainda mais a capacidade de carga. Na parte de trás do escudo dianteiro há um porta-luvas com entrada USB para carregar o celular e um gancho para sacolas.
O painel ficou menor, mas mostra muitas informações. Velocímetro, conta-giros, e marcador de combustível são de leitura analógica. Há uma pequena tela de LCD ao centro com hodômetros, carga da bateria, temperatura e relógio digitais.
Como anda
As primeiras voltas com o HD 300 aconteceu no Kartódromo da Granja Viana, na Grande São Paulo, durante evento de lançamento da scooter para a imprensa. Embora não seja o ambiente ideal para testar uma scooter, já deu para perceber que as mudanças deixaram a HD 300 mais ágil.
Além do peso menor, a posição de pilotagem mais à frente faz com que a nova scooter pareça mais leve de conduzir do que a antiga Citycom S 300i. As rodas de liga leve aro 16 são calçadas com os bons pneus Metzeler Fell Free, nas medidas 110/70, na dianteira, e 130/70, na traseira e ajudaram a contornar curvas no limite, raspando o cavalete central (de série) no asfalto.
Os freios a disco nas duas rodas têm sistema ABS, São suficientes para parar a HD 300, mas poderiam ser melhores. Sua "mordida" parecia meio lenta, demorando a funcionar – o que pode acontecer em função de serem unidades zero km, com as pastilhas ainda não assentadas aos discos.
O motor de um cilindro tem refrigeração líquida, quatro válvulas, 278,3 cm³ e produz bons 27,6 cv a 8.000 rpm. O câmbio CVT aproveita bem o torque de 2,6 kgf.m a 6.000 giros e seu consumo é razoável – 24 km/litro na cidade e 27 km/l na estrada, medidos em nosso último teste com a Citycom S 300i. Ao final da curta reta chegava aos 90 km/h, mas na estrada atinge 140 km/h no painel
Menos "equipado"
O conjunto da nova Citycom HD 300 agrada. Motor e ciclística já foram testados e aprimorados pela Dafra ao longo de dez anos, na versão S 300. O modelo é uma boa opção para quem quer uma scooter para a cidade, mas gosta de mais motor. O preço de R$ 21.490 que o modelo chega às lojas agora, nas cores preta e cinza, ambas foscas, é competitivo, mas a lista de equipamentos do HD 300 é inferior a dos concorrentes.
A SH 300 da Honda conta ainda com Smart Key, mas perde em espaço sob o assento e está sendo vendida por R$ 20.990. A nova Yamaha XMax 250, outra novidade, tem controle de tração, além da chave de presença e do espaço sob o banco, por R$ 21.990. Isso sem falar no próprio S 300i da família Citycom que teve seu preço reduzido para R$ 19.990 na versão com freios ABS e continua sendo uma boa escolha. (Texto Arthur Caldeira/ Fotos Divulgação Dafra)
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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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