Evento acontece até domingo (24), no SP Expo, Zona Sul da capital paulista
Otimista com a alta nas vendas – a produção de motos deve crescer 6,6% neste ano e atingir 1.105.000 unidades -, a indústria de duas rodas apresentou poucos, porém bons lançamentos no Salão Duas Rodas 2019. Se você não conseguiu visitar a feira neste ano, não se desespere: ela vai até este domingo (24), e ainda dá tempo de passar no São Paulo Expo neste fim de semana para conferir as atrações.
Fizemos uma lista de cinco grandes estrelas do evento para você não perder tempo, e ver de perto os cinco destaques mais imperdíveis. Tem scooter com controle de tração, esportivas de quatro cilindros, clássicas modernas por um preço acessível e naked com painel "conectado". Confira:
Honda CBR 650R
Além da CB 650, que nós já avaliamos, a Honda trouxe a CBR 650R para o Salão. Assim como a naked, a versão carenada ganhou design novo, que remete à CBR 1000RR Fireblade, e melhorias mecânicas e ciclísticas que a deixaram mais esportiva. Com linhas mais radicais que a comportada CB 650F, a nova CBR 650R também traz embreagem deslizante e controle de tração no motor de quatro cilindros e 649 cm³, que manteve a potência de 88 cv, mas ganhou suspensão invertida e pinças radiais na dianteira. Se for à feira, experimente também a nova posição de pilotagem: as pedaleiras estão mais recuadas e os dois semi-guidões agora são fixados abaixo da mesa de direção. Não chega a ser uma RR, mas a nova CBR 650R deve se sair muito bem em uma pista. Os modelos chegam ao mercado no primeiro trimestre do próximo ano.
Yamaha XMax 250
Com o segredo bem guardado, a Yamaha surpreendeu a todos com o lançamento de mais uma scooter, a XMax 250, um antigo pedido de clientes e concessionários da marca. Equipada com um motor de um cilindro, 250cc e 23 cv de potência, a XMax 250 tem um porte imponente e conta ainda com controle de tração e chave presencial (Smart Key). Vale destacar também o grande compartimento sob o banco, que comporta dois capacetes fechados. O modelo começa a ser fabricado em março e deve chegar às lojas em abril, mas você já pode vê-lo de perto no estande da Yamaha.
Triumph Rocket 3 R
Completamente renovada, a Triumph Rocket 3R é uma gigante em duas rodas: seu motor de três cilindros e 2.500 cc é o maior a equipar uma moto de série em todo o mundo. Capaz de gerar 167 cv de potência máxima, ele se destaca por produzir 22 kgf.m de torque máximo, mais que muito carro 1.0 por aí. Seu desempenho deve ser ressaltado ainda mais por conta da redução de peso – cerca de 40 kg mais leve – em relação à geração anterior da moto. De tão grande, a Rocket 3 tem lugar de destaque no estande da marca inglesa e merece ser vista de perto.
Royal Enfield Interceptor 650
Tão aguardada pelos fãs de motos com visual clássico e mecânica moderna, a Royal Enfield Interceptor 650 – e sua irmã Continental GT 650 – finalmente é lançada no Brasil e chegam às lojas em janeiro do próximo ano. Equipadas com um novo motor de dois cilindros e 650cc, capaz de gerar 47 cv de potência máxima, as bicilíndricas da marca indiana devem mexer com o segmento de "clássicas-modernas" no país. Com bom nível de acabamento e ciclística acertada, a naked Interceptor e a cafe racer Continental GT 650 chegaram com preços competitivos, que surpreenderam até mesmo os concessionários: R$ 24.990 e R$ 25.990, respectivamente. Um valor relativamente baixo para modelos de 650cc com tanto estilo.
Kawasaki Z 900
Em voo sem escalas entre Milão e São e Paulo, a Kawasaki trouxe diretamente do EICMA 2019 a nova geração da Z 900. A naked de quatro cilindros ganhou um visual mais refinado, além de melhorias na suspensão e uma eletrônica avançada, com controle de tração e modos de pilotagem. Destaque para o novo painel com tela colorida, que permite conectar o smartphone por meio de um aplicativo para receber informações sobre o trajeto e o veículo e ainda fazer ajustes na moto. Como ela é uma estreia mundial e ainda vai demorar para chegar às lojas – a previsão é final de 2020 – vale a pena passar no estande da marca verde para ver de perto essa naked de 125 cv de potência. (por Arthur Caldeira)