Novas Royal Enfield de 650 cc chegam em janeiro; preço parte de R$ 24.990
Infomoto
21/11/2019 12h00
Finalmente as novas Royal Enfield Interceptor 650 e Continental GT 650 já tem data para chegar ao Brasil: os modelos equipados com o inédito motor bicilíndrico de 650 cm³ começam a ser vendidos em janeiro nas concessionárias da marca no país. Os preços partem de R$ 24.990 para a clássica naked Interceptor e de R$ 25.990 para a cafe racer Continental GT. As Twins 650cc já estão disponíveis para a pré-venda no site da marca.
Ambas são os primeiros modelos globais da marca de origem inglesa, que desde 1994 pertence ao grupo indiano Eicher Motors, e mantém a estratégia de focar em motos de média cilindrada e ampliar sua participação mundial. Mas, até então, a empresa vendia concentrava grande parte das vendas na Índia. "Acreditamos que as novas motos são tanto um upgrade para nossos clientes como uma forma de atrairmos novos motociclistas para a marca", afirmou o CEO do Eicher Group e da Royal Enfield, Siddhartha Lal, à época do lançamento mundial das motos.
Nenhuma peça sequer dos novos modelos é compartilhada com as atuais motos vendidas pela Royal Enfield. Ambas foram desenvolvidas no Centro Técnico da marca, localizado no Reino Unido e inaugurado em 2017. As motos levaram cerca de três anos para serem concluídas. Portanto, elas não têm nada a ver, exceto pelo estilo clássico, com as motos Royal que você já conhece.
Apesar do estilo distinto, Interceptor e a nova Continental GT compartilham quadro, rodas, freios, motor e câmbio. Apenas o tanque, o acerto das suspensões, a posição das pedaleiras e o guidão são diferentes. A "cereja do bolo" é o motor com o clássico desenho inglês: dois cilindros paralelos com refrigeração mista, ajudada por um pequeno radiador de óleo. O virabrequim foi forjado em uma única peça e o intervalo de ignição é de 270° para aproveitar melhor o torque do bicilíndrico. O comando é simples (SOHC), mas há quatro válvulas por cilindro.
Alimentado por injeção eletrônica, o motor produz bons 47 cv de potência máxima a 7.100 rpm – bem mais do que os 27,5 cv dos modelos monocilíndricos. O torque máximo é de 5,3 kgf.m já a 4.000 giros. Em conjunto com o câmbio de seis marchas e embreagem assistida, os números de desempenho são suficientes para arrancadas vigorosas ou para rodar a 120 km/h na estrada.
Mas o mais importante é que o bicilíndrico não vibra como os monocilíndricos atuais da Royal. Além de a arquitetura de dois cilindros paralelos ajudar nisso, a marca adotou um eixo balanceiro que reduziu as vibrações ao mínimo.
Naked clássica
A Interceptor 650 foi inspirada em um modelo de mesmo nome construído nos anos de 1960 que fez muito sucesso nos Estados Unidos. A Interceptor é uma naked com visual clássico, cheia de cromados e guidão alto. O preço será a partir de R$ 24.990 para a cor regular da Interceptor 650, já as cores custom e chrome custarão, respectivamente, R$ 25.990 e R$ 26.990.
Cafe Racer
Já a Continental GT 650 segue o estilo cafe racer, nascido na Inglaterra no final dos anos de 1950. Mas o modelo que inspirou a nova Continental GT tinha o mesmo nome, motor de 250cc, e saía de fábrica com semi-guidões e pedaleiras recuadas em 1965. A cor regular vai custar R$ 25.990 na Continental GT 650cc, enquanto as versões custom e chrome sairão por R$ 26.990 e R$ 27.990.
Himalayan ganha edição especial
Em sua segunda participação no maior evento do setor motociclístico da América Latina, a marca traz ainda mais uma novidade para Brasil, a Himalayan Sleet, uma edição especial do modelo mais vendido da Royal Enfield no país. Já disponível nas cinco concessionárias, localizadas em São Paulo, Brasília, Curitiba, Campinas e Ribeirão Preto, e a partir de 30 de novembro na nova loja da marca em Belo Horizonte, o modelo tem preço sugerido de R$ 22.990,00.
Além da pintura clamufada, a Himalayan Sleet já vem com protetor de motor e duas malas laterais em alumínio. (por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.