Marca de motos criada por Keanu Reeves apresenta novo modelo de 2.034 cc
Infomoto
02/11/2019 06h00
Além de fã e proprietário de diversas motocicletas, o ator Keanu Reeves é co-fundador e sócio de uma marca: a Arch Motorcycles. A empresa, descrita como uma butique fabricante de moto, nasceu em 2012 em sociedade com o customizador Gard Hollinger.
Tudo começou quando o ator canadense procurou Hollinger para customizar sua Harley-Davidson Dyna Wide Glide 2005 e a paixão de ambos pelas duas rodas logo os tornou amigos. Não demorou muito e o simples projeto de customização tomou proporções maiores e se tornou uma ideia com nome e sobrenome. Assim nasceu a Arch Motorcycles, que já teve estande e lançou uma moto no Salão de Milão em 2017.
Agora em novembro, a marca anunciou o lançamento da nova geração da KRGT-1, uma bela cruiser, praticamente construída a mão e finalizada ao gosto do cliente. Fiel à filosofia de construir uma moto de design e desempenho simples e elegantes, a novo KRGT-1 teve sua roupagem redesenhada, a suspensão aprimorada, além de melhorias na ergonomia e também ganhou freios melhores com sistema ABS de dois canais, desenvolvido em parceria com a Bosch.
"Nossa nova KRGT-1 permanece fiel ao objetivo original, desenvolvendo ainda mais os elementos de design e desempenho da motocicleta para aprimorar a experiência geral de pilotagem", diz Gard Hollinger, co-fundador da Arch Motorcycle.
Motor e ciclística
Para empurrar a mais recente geração da KRGT-1, está o motor da S&S feito para a Arch com dois cilindros em "V" e 124 polegadas cúbicas, ou exatos 2.034 cm³, de capacidade. O sistema de alimentação desenvolvido pela empresa utiliza um filtro de ar da K&N. Já o escapamento 2 em 1 é feito em aço inoxidável e a ponteira fabricada em fibra de carbono pela Yoshimura. Segundo os criadores, o trem de força oferece muito torque desde o primeiro giro ao acelerador.
Na parte ciclística, foi construída uma balança traseira em alumínio com menor peso para melhorar a maneabilidade da moto. Completando a suspensão traseira, está um amortecedor Öhlins ajustável feito exclusivamente para a Arch. Para aumentar a estabilidade, a nova KRGT-1 tem garfos dianteiros da mesma marca com 48 mm de diâmetro.
A empresa também trabalhou em parceria com a Bosch para desenvolver o sistema ABS de dois canais. E por falar em freios, há dois discos de 310 mm com pinças radiais de seis pistões, na dianteira, e um disco simples na traseira.
As rodas de fibra de carbono Ultralight Blackstone Tek (BST) de cinco raios e os pneus Michelin Commander II conectam o novo ARCH KRGT-1 à estrada para oferecer ótimo desempenho e manuseio.
Design e ergonomia
A roupagem redesenhada inclui tanque de combustível seção traseira e assento reprojetados, aumentando o conforto e o contato do piloto. Os contornos do tanque foram refinados para melhorar a ergonomia, mas sem comprometer a capacidade para 18,9 litros.
Além disso, a pequena carenagem que encobre o farol foi redimensionada e reposicionada para abrigar um novo painel de instrumentos e combinar mais com o novo farol adaptativo e também para desviar o vento do piloto. Os pára-lamas dianteiro e traseiro redesenhados em fibra de carbono complementam a silhueta da motocicleta.
Na parte ergonômica, a KRGT-1 traz controles atualizados nas mãos e pés. Os conjuntos de embreagem e freio dianteiro Magura foram selecionados para atender às mais altas exigências.
Cada motocicleta Arch segue essa mesma base, mas é projetada para ser adaptada através de um pacote ergonômico e estético personalizado, criado em estreita parceria com o cliente durante o processo de construção, que leva em torno de 90 dias. O resultado é uma motocicleta exclusiva para cada proprietário.
"A nova KRGT-1 cumpre a ambição da Arch Motorcycles: uma máquina bonita e extraordinária que tem uma maneabilidade como nenhuma outra motocicleta. Pelas curvas, nas retas, transmite estabilidade e confiança, além de ser confortável. É uma experiência inigualável de pilotagem ", afirma Keanu Reeves, co-fundador da marca. "O foco no ajuste e acabamento, nos detalhes, na execução, na qualidade excepcional, na forma como a moto é feita define a Arch.", derrete-se o ator.
Gostou da moto? A nova Arch KRGT-1 já está em produção e disponível para compra, mas o preço gira em torno de US$ 75 mil, ou cerca de R$ 300 mil. (Texto Arthur Caldeira / fotos Divulgação)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.