Honda CG 125 é moto "clássica" mais vendida na OLX; confira o ranking
Infomoto
11/05/2019 08h00
Quando uma moto pode ser considerada "clássica"? A pergunta divide opiniões e, certamente, suscita muitas discussões. Levando-se em conta critérios subjetivos, uma moto torna-se clássica quando marcou seu tempo e fez parte da história de muitos motociclistas. Mas também pode-se referir a uma moto que revolucionou o mercado.
Mas para elaborar esse ranking, o levantamento do site de compra e venda OLX levou em consideração o ano de fabricação: foram escolhidos os modelos produzidos antes de 1990 mais vendidos na plataforma entre janeiro e abril deste ano. Por que 1990? Porque muitos vão completar ou já completaram 30 anos, um dos requisitos para receber a desejada placa preta. Claro que nem todos os exemplares anunciados ou comercializados no site preservaram sua originalidade.
Entretanto, o levantamento traz algumas curiosidades como a liderança da CG 125 ou ainda a terceira colocação da Caloi Mobilete 50cc, a primeira "moto" de muita gente. Além disso, o ranking de clássicas reflete o domínio que a Honda tem no mercado de motos "zero km" com quase 80% de market share: dos 10 modelos pré-1990 mais vendidos, sete são da marca da asa. Confira o ranking das dez motos antigas mais vendidas e o preço médio de cada uma delas.
1 – Honda CG 125 – R$ 2.659
O ranking não especifica quais versões da CG 125 pré-1990 foi a "clássica", ou se preferir, a antiga mais vendida. Porém, o fato é que ainda hoje muitos motociclistas procuram as CGs 125 dos anos 80 por sua robustez e durabilidade. E, o melhor, dá para comprar um exemplar desses por valores bem acessíveis. Talvez nem importe o estado de conservação. Afinal, existem peças disponíveis e, como se diz por aí, "qualquer mecânico sabe mexer ou consertar uma CG".
2 – Honda CB 450 DX – R$ 5.953
3 – Caloi Mobilete 50cc – R$ 1.265
4 – Yamaha DT 180 – R$ 2.137
Primeira moto trail do mercado nacional, a DT 180 trazia no nome o pioneirismo: a Yamaha já a chamava de "trail". E, assim como outras Yamaha dos anos 80, tinha motor 2 tempos barulhento e "fumacento". Era bastante "nervosa" e sua suspensão monochoque na traseira foi uma grande novidade da época. A DT 180 evoluiu, passou por melhorias e até ganhou a versão de 200 cc mais tarde. Mas isso já era nos anos 90…
5 – Honda CG 125 Today – R$ 2.183
Com mais de 70 alterações no chassi e no motor, a CG 125 ganhou o sobrenome de "Today" (hoje, em inglês) em 1989 como o exemplar acima. Considerada por muitos uma das melhores "CGs" já fabricadas, a Today ajudou a consagrar o modelo e solidificar a liderança da Honda no mercado de motocicletas brasileiros. Foi a primeira CG 125 com um visual mais "quadradão".
6 – Honda XLX 250R – R$ 2.867
Outra lenda das trilhas e estradas de terra que, ainda hoje, faz sucesso é a Honda XLX 250R. Suspensões de longo curso, roda aro 21 na dianteira e balança "Pro-Link" na traseira, a XLX 250R era o sonho de consumo de quem queria andar na terra. Ainda hoje é possível encontrar exemplares do modelo nas trilhas por aí – muitos descaracterizados, mas ainda valentes para enfrentar a pirambeira.
7 – Honda XLX 350R – R$ 3.778,70
Em 1987 chegava ao mercado o "XLão". O nome no aumentativo ressaltava seu motor de 350 cc com mais torque e potência do que a versão de 250 cc. O modelo foi o último da família XL lançado no Brasil. Conhecida por ser geniosa e difícil de pegar no pedal (acredite: a partida elétrica não era tão comum nessa época), a XL machucou a canela de muita gente por aí. Acima, um belo exemplar de 1988 do nosso colega do site Motos Clássicas 80. Mas um aviso: não está à venda.
8 – Yamaha RD 135 – R$ 5.661,70
9 – Honda CBX 750 F – R$ 16.108
10 – Honda XL 125 S – R$ 2.174
Leia também:
Conheça os oito erros que mais reprovam motociclistas no exame
Culpa do estado nos acidentes de moto inclui CNH e 'armadilhas' no asfalto
Motociclista: veja cinco dicas para melhorar o trânsito para todos
Veja dicas para encarar chuvas de verão e evitar problemas
Cinco atitudes que fazem você perder a garantia da sua moto nova
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.