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Harley-Davidson começa a vender moto elétrica por R$ 110 mil

Infomoto

10/01/2019 07h00


Apresentada há cerca de cinco anos como um protótipo, a primeira moto elétrica da Harley-Davidson começa a ser vendida em agosto por US$ 29.799 (cerca de R$ 110.00). A chegada da Livewire ao mercado em 2019 faz parte dos planos de investir em modelos elétricos para atrair novos motociclistas para a marca norte-americana. Livewire vai de 0 a 100 km/h em menos de 3,5 segundos

"Estamos em um momento histórico da evolução dos transportes e a Harley-Davidson está na vanguarda", afirmou o CEO, Matt Levatich. Além da Livewire, a Harley aproveitou a CES 2019, feira de tecnologia realizada em Las Vegas (EUA), para mostrar outros dois conceitos elétricos: uma espécie de scooter e uma bicicleta off-road. Design da versão final da Livewire não difere muito do protótipo mostrado há cinco anos

A fábrica centenária, famosa por seus motores V2 de grande capacidade, prometeu ter um line-up de motos elétricas. "… este próximo capítulo da nossa história é sobre a criação de produtos e oportunidades para pilotos e futuros pilotos de todas as idades e estilos de vida", concluiu o Levattich.

Os conceitos também estavam previstos nos planos que a marca divulgou à imprensa e aos investidores em agosto do ano passado com o objetivo de aumentar as vendas e crescer globalmente na próxima década. Em 2017, as entregas de motocicletas Harley-Davidson nos Estados Unidos e em todo o mundo caíram 6,7%.

Especificações Bateria tem autonomia para rodar 177 km

A LiveWire está equipada com um motor elétrico de magneto permanente que não tem marchas e pode ir de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos. Em um circuito cidade e estrada, a bateria tem autonomia para 177 km, afirmou a Harley. A marca, porém, não revelou a potência do motor, a exemplo do que faz com suas motos a gasolina, e nem a capacidade em kWh da bateria. Mas, em 2014, quando pilotamos o protótipo, os engenheiros informaram que a potência do motor era de 55 kW, o equivalente a 75 cv. Livewire não tem marchas e oferece torque instantâneo ao girar o acelerador

Além da bateria principal composta de células de íons de lítio, a moto é equipada com uma pequena bateria de 12 volts que alimenta as luzes, controles, buzina e tela de instrumentos. A recarga pode ser feita usando uma tomada doméstica padrão com um cabo de alimentação que fica abaixo do assento da motocicleta ou utilizando carregadores que atendem aos padrões internacionais. O freio traseiro regenerativo também ajuda a recarga quando acionado. Freios têm ABS; controle de tração e modos de pilotagem completam pacote eletrônico

O motor elétrico proporciona torque máximo ao girar o acelerador e é parte integrante da estrutura do quadro, fabricado em alumínio. Estreito e leve, conta com suspensões Showa SFF-BP, totalmente ajustável, na dianteira; e um monoamortecedor BFRC da mesma marca, na balança traseira.

Freios da marca Brembo com sistema ABS são de série. Controle de tração e modos de pilotagem completam o pacote de segurança da Livewire. Os pneus são Michelin Scorcher com 180 mm de largura na traseira e 120 mm na dianteira. Tela de TFT faz papel de central multimídia e Livewire conecta-se diretamente com o smartphone

A Harley deu grande destaque para o sistema LTE da Livewire que conecta a Livewire diretamente com o celular, embora não seja inédito em motos. Por meio de um módulo sob o assento o piloto pode ter acesso a diversas informações em seu smartphone. Desde verificações remotas de status, status de carga da bateria e tempo até a conclusão da recarga, planejamento de viagem, notificação de roubo ou vandalismo, rastreamento por GPS, lembretes de serviço, diagnósticos e muito mais.

O painel é uma tela de TFT colorida de 4,3 polegadas que funciona como uma central multimídia, com sistema de navegação e a possibilidade de se ouvir música com intercomunicadores no capacete. Tudo com objetivo de atrair jovens pilotos "conectados". Harley aposta nas motos elétricas para aumentar vendas, mas preço alto pode ser entrave

A primeira Harley elétrica já pode ser reservada online por meio de um site e as entregas começam em agosto nos Estados Unidos e na Europa ocidental. Mas o preço elevado de quase 30 mil dólares pode ser um entrave para o sucesso da Livewire. O valor é o mesmo dos modelos mais luxuosos da marca e acessíveis a poucos, mesmo no país de origem da Harley. (texto Arthur Caldeira / fotos Divulgação)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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