Royal Enfield Himalayan, trail de 400cc, só chega ao Brasil em 2019
Infomoto
29/10/2018 10h58
A Royal Enfield confirmou o lançamento oficial da trail Himalayan somente para janeiro do próximo ano. A chegada do modelo estava prevista inicialmente para este ano, desde que a marca indiana entrou oficialmente no Brasil em abril de 2017. Entretanto, atualizações para que o modelo atendesse à normas de emissão de poluentes brasileiras, além da demora no processo de homologação atrasaram o lançamento da aguardada trail no País.
Desenvolvida e nomeada em homenagem ao Himalaia, a famosa cadeia de montanhas da Ásia, a trail tem um motor completamente novo de 410 cc. "O segmento aventureiro é composto por motos de grande capacidade e que não podem rodar em qualquer terreno de verdade, porque são pesadas, complicadas e intimidadoras", afirmou Arun Gopal, diretor de negócios internacionais da Royal Enfield no lançamento da Himalayan no Salão de Milão de 2016.
Montado sobre um quadro berço duplo de aço, o motor de um cilindro, 411 cm³, comando simples no cabeçote (SOHC) e refrigeração a ar produz 24,5 hp a 6.500 rpm. Dotada de suspensões de longo curso – garfo telescópico na dianteira com 200 mm de curso e balança monoamortecida com 180 mm de curso – a Himalayan usa rodas raiadas, aro 21 na dianteira, e 17 na traseira, calçadas com pneus de uso misto. Os freios são a disco nas duas rodas com ABS de série. O peso em ordem de marcha é de 194 kg, com o tanque de 15 litros abastecido.
O preço, caso siga a lógica de outros mercados, deve ser semelhante ao da Classic 500, vendida no Brasil a partir de R$ 19.900. Assim como as outras motos, a Himalayan 410 será fabricada na Índia e importada completamente montada (CBU) para o País. De acordo com executivos da Royal Enfield, o desafio da empresa para crescer no mercado brasileiro nos próximos anos será buscar um parceiro para montar suas motos em Manaus. (Por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.