Royal Enfield lança Pegasus que homenageia moto da 2ª Guerra Mundial
Infomoto
24/09/2018 04h00
A Royal Enfield lançou no Brasil a Pegasus, uma série especial da Classic 500 que homenageia a "Flying Flea" (Pulga Voadora), uma pequena moto de 125 cc da marca que era lançada de paraquedas nos campos de batalha da Segunda Guerra Mundial. A Flying Flea era leve, apenas 56 kg, seu motor dois tempos de 125cc tinha baixa compressão e funcionava com qualquer gasolina, podendo rodar até 240 km em baixa velocidade.
Sob encomenda do exército britânico, foram produzidas cerca de 4.000 unidades WD/RE 125 na fábrica subterrânea da marca em Westwood, na Inglaterra. As pulgas voadoras entraram em ação pela primeira vez em setembro de 1944 na operação Market Garden, que tinha como objetivo recuperar pontes nos Países Baixos.
As pequenas 125cc eram lançadas de paraquedas, envoltas em estruturas metálicas para que, quando as tropas aerotransportadas (paraquedistas) chegassem ao solo, tivessem um veículo versátil para furar as linhas inimigas. Como era leve, quando os soldados se deparavam com uma cerca ou uma vala poderiam simplesmente descer da moto e carregá-las nos ombros.
Baseada na Classic 500, a Pegasus é pintada nas mesmas cores utilizadas na época da guerra: Service Brown (marrom) e Olive Drab Green (verde oliva). O modelo também traz estampado no tanque a insígnia "Pegasus" com um cavalo alado, do regimento de paraquedistas do exército britânico, e um número de série. Manoplas marrons, cinta de couro na caixa da bateria e duas malas laterais de lona complementam o visual de moto militar.
Foram fabricadas apenas 1000 unidades do modelo em todo o mundo. Na Índia, 250 unidades foram vendidas em 17 segundos. Somente 60 Pegasus, todas numeradas, virão ao Brasil e podem ser reservadas no site da Royal Enfield. apesar da exclusividade, o preço é de R$ 24.900 – pouco superior às outras versões, que custam a partir de R$ 21.000. O motor e a ciclística são as mesmas da Classic convencional, mas a história por trás da Pegasus e o número limitado de motos fazem dela uma peça de colecionador. (Por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.