Honda CB 750 dos anos 1970 customizada no Brasil ganha fama internacional
Infomoto
18/08/2018 08h00
Para muitos motociclistas o ronco de um motor de quatro cilindros das motos japonesas da década de 1970 é inigualável. Para os colecionadores uma Honda CB 750 da época seria uma moto clássica intocável. Mas para os gaúchos do estúdio Caffeine Custom o modelo serviu de base para uma cafe-racer cheia de estilo que ganhou fama mundial.
Pelas mãos de Bruno Costa e Thiago Zilli, a CB 750 K de 1979 transformou-se na minimalista "the Mighty Four" (a Poderosa quatro cilindros, em tradução livre). A moto, que levou oito meses para ser customizada, foi finalizada em abril passado e já estrelou as páginas do site BikeExif, uma espécie de bíblia dos customizadores de todo o mundo.
A cafe-racer "the Mighty Four" agora vai encantar os fãs brasileiros de customização. A moto será uma das atrações do BMS Motorcyle 2018, evento que acontece em Curitiba (PR), entre hoje e amanhã.
Motor com 8.000 milhas
A ideia de Bruno Costa, que trabalhou como designer automotivo antes de abrir o estúdio em Caxias do Sul (RS) em parceria com o também designer Zilli, foi aproveitar o que a CB 750 de uma edição limitada de aniversário tinha de melhor: "um motor original Honda de 750cc de quatro cilindros com apenas 8.000 milhas (cerca de 13.000 km)", afirmou Bruno.
A dupla gaúcha não queria reinventar o estilo, apenas criar uma cafe-racer clássica e minimalista empurrada pelo motor DOHC, que emociona os mais saudosistas com seu carismático ronco de quatro canecos.
Os dois designers apostaram em um modelo com proporções que beiram a perfeição. Para isso, rebaixaram a suspensão dianteira e trocaram a roda traseira Comstar de 17 polegadas, por outra de 18'', o que conferiu um ar mais equilibrado ao modelo.
Depois os customizadores colocaram a serra para trabalhar e cortaram o subquadro traseiro. No lugar, construíram uma rabeta minimalista feita manualmente em aço. A "tampa" no lugar do assento da garupa, na verdade, esconde um compartimento para guardar pequenos objetos, uma nova central eletrônica da Motogadget e uma compacta bateria de íons de lítio.
As mudanças permitiram redesenhar toda a parte elétrica da moto. Além disso, a grande lanterna traseira original deu lugar a outra bem menor, com LEDs.
Na dianteira, a dupla confeccionou uma mesa de direção com o logo do estúdio para instalar dois semi-guidões, no melhor estilo cafe-racer. O grande painel original foi substituído por um velocímetro minimalista e analógico.
As tampas laterais não resistiram ao ímpeto criativo dos gaúchos. Foram retiradas, deixando ainda mais à mostra o poderoso motor tetracilíndrico. O propulsor, que estava em perfeitas condições de funcionamento e com baixa quilometragem, passou por uma revisão e ganhou uma pintura em preto fosco.
Os carburadores originais agora respiram através de um conjunto de quatro entradas de ar na forma de "cornetas". E há um novo sistema de escapamento feito em aço inoxidável quatro-em-um, terminando em uma ponteira feita à mão.
Os freios são originais, mas o para-lama dianteiro, o farol e os suportes são todos novos. As pedaleiras da Honda CB900 Bol d'Or foram instaladas para melhorar a ergonomia.
Com elegante proporção e um acabamento de muito bom gosto, a criação elegante e discreta da Caffeine Custom mostra porque os customizadores gostam tanto da CB750. E o trabalho dos gaúchos na "Mighty Four" fez o mundo virar os olhos para a cena brasileira de customização. (texto Arthur Caldeira / fotos Paulo Pretz)
Serviço
BMS Motorcycle 2018
Quando: De 17 a 19 de agosto
Onde: Usina 5 – Rua Constantino Bordignon, 5 – Curitiba (PR)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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