Topo

Honda CB 750 dos anos 1970 customizada no Brasil ganha fama internacional

Infomoto

18/08/2018 08h00

O estúdio Caffeine Custom transformou o modelo em uma poderosa cafe racer 

Para muitos motociclistas o ronco de um motor de quatro cilindros das motos japonesas da década de 1970 é inigualável. Para os colecionadores uma Honda CB 750 da época seria uma moto clássica intocável. Mas para os gaúchos do estúdio Caffeine Custom o modelo serviu de base para uma cafe-racer cheia de estilo que ganhou fama mundial. Roda traseira de 18" conferiu uma proporção melhor à moto

Pelas mãos de Bruno Costa e Thiago Zilli, a CB 750 K de 1979 transformou-se na minimalista "the Mighty Four" (a Poderosa quatro cilindros, em tradução livre). A moto, que levou oito meses para ser customizada, foi finalizada em abril passado e já estrelou as páginas do site BikeExif, uma espécie de bíblia dos customizadores de todo o mundo.

A cafe-racer "the Mighty Four" agora vai encantar os fãs brasileiros de customização. A moto será uma das atrações do BMS Motorcyle 2018, evento que acontece em Curitiba (PR), entre hoje e amanhã.

Motor com 8.000 milhas Motor ganhou pintura preta e novo sistema de admissão

A ideia de Bruno Costa, que trabalhou como designer automotivo antes de abrir o estúdio em Caxias do Sul (RS) em parceria com o também designer Zilli, foi aproveitar o que a CB 750 de uma edição limitada de aniversário tinha de melhor: "um motor original Honda de 750cc de quatro cilindros com apenas 8.000 milhas (cerca de 13.000 km)", afirmou Bruno. Simples, minimalista e elegante, criação brasileira fez sucesso mundo afora

A dupla gaúcha não queria reinventar o estilo, apenas criar uma cafe-racer clássica e minimalista empurrada pelo motor DOHC, que emociona os mais saudosistas com seu carismático ronco de quatro canecos.

Os dois designers apostaram em um modelo com proporções que beiram a perfeição. Para isso, rebaixaram a suspensão dianteira e trocaram a roda traseira Comstar de 17 polegadas, por outra de 18'', o que conferiu um ar mais equilibrado ao modelo. Detalhe da lanterna traseira em LED

Depois os customizadores colocaram a serra para trabalhar e cortaram o subquadro traseiro. No lugar, construíram uma rabeta minimalista feita manualmente em aço. A "tampa" no lugar do assento da garupa, na verdade, esconde um compartimento para guardar pequenos objetos, uma nova central eletrônica da Motogadget e uma compacta bateria de íons de lítio. Capa do banco cafe racer esconde a bateria e uma central eletrônica

As mudanças permitiram redesenhar toda a parte elétrica da moto. Além disso, a grande lanterna traseira original deu lugar a outra bem menor, com LEDs. Setas foram instaladas nas extremidades das manoplas

Na dianteira, a dupla confeccionou uma mesa de direção com o logo do estúdio para instalar dois semi-guidões, no melhor estilo cafe-racer. O grande painel original foi substituído por um velocímetro minimalista e analógico. Detalhe da mesa feita pelos gaúchos da Caffeine Custom; tampa e o tanque são originais

As tampas laterais não resistiram ao ímpeto criativo dos gaúchos. Foram retiradas, deixando ainda mais à mostra o poderoso motor tetracilíndrico. O propulsor, que estava em perfeitas condições de funcionamento e com baixa quilometragem, passou por uma revisão e ganhou uma pintura em preto fosco. Dois semiguidões no melhor estilo cafe racer

Os carburadores originais agora respiram através de um conjunto de quatro entradas de ar na forma de "cornetas". E há um novo sistema de escapamento feito em aço inoxidável quatro-em-um, terminando em uma ponteira feita à mão.

Os freios são originais, mas o para-lama dianteiro, o farol e os suportes são todos novos. As pedaleiras da Honda CB900 Bol d'Or foram instaladas para melhorar a ergonomia. "The Mighty Four" está exposta no BMS Motorcycle, que acontece em Curitiba

Com elegante proporção e um acabamento de muito bom gosto, a criação elegante e discreta da Caffeine Custom mostra porque os customizadores gostam tanto da CB750. E o trabalho dos gaúchos na "Mighty Four" fez o mundo virar os olhos para a cena brasileira de customização. (texto Arthur Caldeira / fotos Paulo Pretz)

Serviço
BMS Motorcycle 2018
Quando: De 17 a 19 de agosto
Onde: Usina 5 – Rua Constantino Bordignon, 5 – Curitiba (PR)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Honda CB 750 dos anos 1970 customizada no Brasil ganha fama internacional - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.