Nova KTM 390 Duke ou as rivais: qual a melhor compacta premium?
Infomoto
13/06/2018 06h00
O modelo 2018 da KTM 390 Duke desembarcou em maio no Brasil. Quem já apreciava o estilo esportivo e as linhas exclusivas da naked de 373,2 cm³ terá também tecnologia de espelhamento do smartphone no novo painel, dentre outras melhorias. Com visual mais arrojado e farol de LED, o novo modelo, embora chegue só agora ao País, é vendido desde março de 2017 no exterior.
A nova geração da compacta naked premium tem preço sugerido de R$ 23.990 e vai encarar uma forte concorrência no segmento. São outras quatro motos que custam entre R$ 21.190 e R$ 23.900. Conheça um pouco mais sobre a nova 390 Duke e suas principais concorrentes.
KTM 390 Duke 2018 – R$ 23.990
Para vencer essa batalha, a segunda geração da KTM 390 Duke tem como principal atrativo a conectividade. Com o app "KTM my Ride", o smartphone pode ser "espelhado" no novo painel de instrumentos da moto, que mais parece um tablet.
O acelerador eletrônico (ride-by-wire) e o novo visual das lâmpadas de LED no farol completam o pacote de modernidades. Além disso, o sistema de freios também está aprimorado. Na dianteira o disco passou de 300 para 320 mm.
Essa naked possui um forte caráter esportivo. Ela pesa apenas 149 quilos (a seco) e seu motor de um cilindro é capaz de gerar 44 cavalos a 9.000 giros. Associada a essa boa potência, a ciclística impecável convida à pilotagem esportiva. As suspensões (invertida na dianteira e monochoque na traseira) e as rodas de 17 polegadas, calçadas com pneus esportivos, completam um conjunto perfeito para quem gosta de acelerar forte nas curvas.
Kawasaki Z 300 – R$ 20.890
Lançada em 2014, a Z 300 tem motor de dois cilindros paralelos e a menor potência entre as concorrentes. Com 296 cm³ de capacidade o propulsor atinge a potência máxima de 39 cv a 11.000 rpm e o torque de 2,75 kgf.m a 10.500 rpm. Com isso a Z exige giro alto para ter um bom desempenho. Indicada para pilotos que gostam de trocar marchas, seu uso apropriado é nas estradas onde mostra seu potencial.
O conjunto de suspensão não tem grandes atrativos: garfo telescópico convencional na dianteira e, na traseira, o monoamortecedor oferece cinco regulagens na pré-carga da mola. No seu tanque de combustível cabem 17 litros e o peso da 300Z é de 170 kg (em ordem de marcha). A versão completa, com ABS, custa R$ 20.890; mas a marca também comercializa uma versão sem o sistema de freios antitravamento que sai por R$ 18.890.
Yamaha MT-03 – R$ 21.550
Modelo mais vendido entre as compactas premium, a Yamaha MT-03 tem um design marcante. Robusta e encorpada parece ser uma moto maior. Ela usa propulsor de dois cilindros que produz 42 cv de potência máxima a 10.750 rpm, enquanto o torque de 3,02 kgf.m só aparece a 9.000 rpm.
Sua suspensão dianteira traz bengalas convencionais e somente existe regulagem (de pré-carga) na traseira monoamortecida. Seu peso é de 169 kg (em ordem de marcha) e o tanque tem capacidade para 14 litros. No painel existem informações digitais e analógicas e o LED está presente na iluminação. Seu preço é de R$ 21.550.
BMW G 310R – R$ 21.900
Além da KTM, a BMW G 310R é a única equipada com motor de um cilindro. O propulsor tem 313 cm³ de capacidade, refrigeração líquida, comando duplo no cabeçote e atinge a potência máxima de 34,4 cv. O torque máximo do modelo é de 2,85 kgf.m a 7.500 rpm. A motorização dessa BMW a torna agradável para rodar em baixas velocidades no trânsito urbano.
Assim como seu visual e acabamento – painel digital e lanterna traseira de LED – a suspensão merece destaque. O conjunto usa garfo invertido na dianteira e um amortecedor na traseira. Seu peso em ordem de marcha é de 158,8 kg e a capacidade do tanque é de 11 litros. Seu preço é de R$ 21.900.
Honda CB 500F – R$ 23.900
Equipada com motor de dois cilindros em linha com 471 cm³, a naked da Honda não é exatamente uma moto compacta. Produz 50,4 cv de potência máxima a 8.500 giros; e torque de 4,55 kgf.m a 7.000 rpm. Números que fazem a CB 500F ter desempenho melhor do que as concorrentes, como resultado direto de seu motor de maior capacidade cúbica. Por outro lado, a Honda é bem mais pesada que as outras nakeds compactas: 178 kg (a seco) e ainda mais 16,7 litros de gasolina no tanque.
Outros predicados do modelo são o conforto do seu banco largo e o funcionamento agradável do motor que é bem elástico e oferece retomadas imediatas. Farol de LED e o novo design conferiram um aspecto mais moderno e agradável a essa Honda que traz também regulagem na suspensão dianteira. Atualmente, a CB 500F custa R$ 23.900 já com ABS – preço bem inferior ao seu lançamento (R$ 28.000). A redução do valor da naked foi exatamente para que o modelo pudesse competir com as rivais do segmento de compactas premium. (Por Cicero Lima)
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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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