Novas bigtrail trazem diversas atualizações e nove versões
As novas Tiger 800 e Tiger 1200 chegaram às concessionárias da Triumph no Brasil nesta semana. Com diversas atualizações, que vão desde um motor mais potente no modelo de 1200cc à mudanças na eletrônica e ergonomia em ambas, as duas bigtrails desembarcam no Brasil em seis versões diferentes e com preços, em média, 8% mais caros.
Já aceleramos a nova Tiger 800 no lançamento mundial do modelo no Marrocos (clique aqui para ler a avaliação e ver o vídeo do modelo) e agora participamos do test-ride com os dois modelos no Brasil. Em breve, confira as primeiras impressões com a versão XCa da nova Tiger 1200 aqui no blog. Enquanto isso, conheça algumas características e os preços de cada uma das versões das aventureiras inglesas.
Tiger 800
Tiger 800 tem seis versões: três com rodas de liga e três com rodas raiadas
A Tiger 800 recebeu atualizações importantes na relação de marchas, mas seu motor manteve o bom desempenho, com 95 cv de potência máxima. O modelo será vendido em seis versões diferentes.
Tiger 800 XR – R$ 43.190
Versão de entrada do modelo, a XR tem rodas de liga-leve (aro 19 na dianteira e 17 na traseira) e suspensão Showa sem ajuste. O painel ainda é de LCD e há apenas um modo de pilotagem (ROAD) disponível, que ajusta o controle de tração e o freio ABS, que pode ser desligado.
Tiger 800 XRx – R$ 48.890
Com a mesma configuração ciclística que a XR, ou seja, rodas raiadas aros 19 e 17, mas pinças de freio Brembo na dianteira, a XRx tem acabamento mais refinado, com iluminação diurna e piscas em LED, mas farol com lâmpada halógena. Ela ainda tem protetores de mão de série e para-brisa ajustável com defletores. A grande novidade é o painel digital com tela TFT de 5" (com um tema e três estilos) e um pacote eletrônico mais completo. São quatro modos de pilotagem, incluindo o "off-road", que desabilita o ABS traseiro e permite derrapadas controladas na terra. A XRx ainda conta com piloto automático (cruise control) e aquecedores de manopla. A XRx Low Seat tem o mesmo preço e a mesma configuração, porém assento e suspensões mais baixo com altura que varia entre 760 e 780 mm.
Tiger 800 XRt – R$ 54.890
Top de linha entre as Tiger de rodas de liga-leve, a XRt tem toda a iluminação em LED, inclusive faróis auxiliares, e comandos retroiluminados. O painel de TFT com tela colorida de 5" tem dois temas e seis estilos diferentes. Na parte ciclística, a suspensão dianteira Showa oferece ajuste no retorno e compressão; enquanto o monoamortecedor traseiro apenas na pré-carga, como nas outras versões. A parte eletrônica tem tudo e um pouco mais: cinco modos de pilotagem, sendo que um deles, o "rider", é totalmente personalizável. Entre os itens de conforto e praticidade, a XRt conta com cavalete central de série, além de bancos (piloto e garupa) aquecidos.
Tiger 800 XCx – R$ 51.390
Não há mais uma versão de entrada dos modelos XC, que se caracterizam por ter rodas raiadas de 21 polegadas, na dianteira, e 18", na traseira. A versão XCx, portanto, já vem bastante equipada, com iluminação diurna em LED, para-brisa ajustável e aquecedores de manopla. O painel é de TFT com tela colorida e o pacote eletrônico oferece cinco modos de pilotagem, incluindo o novo "Off-Road Pro", que desabilita os freios ABS e o controle de tração para acelerar na terra. Piloto automático, computador de bordo, entradas de força (12V e USB) completam a lista de comodidades. Há ainda barras de proteção do motor em aço, protetor de cárter em alumínio e protetores de mão em plástico rígido.
Tiger 800 XCa – R$ 54.890
Trata-se do modelo mais completo da linha. Tem tudo que a XCx tem, mas o farol também é de LED assim como a iluminação auxiliar. Ela traz ainda protetor de radiador em alumínio e cavalete central, além de bancos aquecidos. A parte eletrônica conta com o modo "rider" personalizável, além dos outros cinco. Feita na medida para quem vai fazer uma longa viagem.
Tiger 1200
Bigtrail de 1200 cc ficou mais potente e tem três versões
A luxuosa aventureira inglesa perdeu o sobrenome Explorer, mas ganhou diversas atualizações e tecnologias que a colocam em igualdade com outros modelos referência entre as bigtrail para longas viagens, como a BMW R 1200 GS Adventure e a KTM 1290 Super Adventure. Seu motor de três cilindros foi reformulado, com uma engrenagem volante e virabrequim mais leves e um novo sistema de escapamento. O desempenho melhorou: a potência passou de 139 para 141 cv. A embreagem ganhou assistência de torque para um acionamento mais leve e melhor controle. A Tiger 1200 chega em três versões, conheça:
Tiger 1200 XR – R$ 60.090
A versão XR tem rodas de liga-leve com novo desenho e ficou 2 kg mais leve do que a geração anterior. Seu painel ainda é de LCD e a luz de posição é halógena, mas os faróis têm LED. Na parte eletrônica oferece apenas três modos de pilotagem, sendo Rain, Road e Off-Road. Os modos controlam os freios ABS e o controle de tração, além da resposta do motor. Na parte ciclística, suspensões WP ajustáveis e freios Brembo, na dianteira, e Nissin, na traseira. Uma versão de entrada da família de 1.200 cc com um preço acessível, porém alguns equipamentos básicos, como cavalete central, tomadas 12V e USB, piloto automático e para-brisa com ajuste elétrico.
Tiger 1200 XCx – R$ 73.190
A versão intermediária, XCx, já traz rodas raiadas com aros centrais e pneus sem câmara. Ficou 5 kg mais leve que a anterior e já conta com faróis e iluminação diurna em LEDs. O painel tem tela colorida de TFT e computador de bordo. Na parte ciclística, destaque para as suspensões ajustadas eletronicamente e as pinças de freio monobloco da Brembo na roda dianteira. O pacote eletrônico já é bem mais completo, com cinco modos de pilotagem, incluindo o "Off-Road Pro". Há sensor de medição inercial que ajuda o controle de tração e os freios ABS a atuarem com mais precisão. Novidade fica por conta do sistema "keyless", ou seja, a chave de presença que permite dar partida sem ter que inserir a chave no miolo de ignição – aliás, nem há miolo de ignição. A XCx vem com protetores de mão em plástico, protetor de cárter em alumínio, cavalete central e manoplas aquecidas.
Tiger 1200 XCa – R$ 83.490
Versão mais cara e equipada da nova Tiger 1200, a XCa tem tudo e mais um pouco. Os faróis em LED são adaptativos, ou seja, acendem de acordo com a inclinação da moto nas curvas e ela tem iluminação auxiliar. Destaque também para o novo sistema "shift-assist", que permite reduzir ou subir as marchas sem o uso da embreagem. A eletrônica tem seis modos de pilotagem, com a adição do "Rider", que pode ser personalizado. Exclusivo na XCa é também o sistema de auxílio para partida em subidas, o tal Hill Hold Control, que ajuda a arrancar em aclives mais íngremes, como nos SUVs de luxo.
Painel digital com tela colorida de TFT é destaque das versões intermediárias e topo de linha
Mesmo com barra protetora do motor, grade no radiador e protetor de cárter, a versão XCa ficou 10 kg mais leve que a geração anterior. A lista de acessórios é grande, mas vale destacar o sistema de escapamento completo da Arrow, revestido em titânio e fibra de carbono. (por Arthur Caldeira)