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Dá para comprar moto grande com R$ 25 mil? Veja opções de usadas

Infomoto

07/04/2018 04h00

Pelo preço de uma 300 cc "zero Km" dá para ter uma usada de até 1.200 cc

Com a chegada das motos compactas premium com motor de 300 cc e preços próximos aos R$ 25 mil, muitos motociclistas dizem que, com essa grana, é possível ter mais conforto, desempenho, segurança e até status com uma usada de maior cilindrada. Se você também pensa dessa forma, veja nossa lista com cinco modelos já rodados, mas em boas condições, que custam o mesmo preço de uma 300 cc "zero Km".

Bigtrail – BMW F 800 GS Com roda aro 21 e suspensões de longo curso 800 GS topa uma aventura

Feita para encarar qualquer estrada a BMW F 800 GS é a escolha perfeita para quem gosta de fazer longas aventuras. Leve e versátil, tem tanque de combustível de 16 litros e pesa somente 185 kg (a seco). Mas o grande barato é a sua ciclística que usa roda de 21 polegadas na dianteira.

O motor de 798 cm³ e dois cilindros paralelos garante boa dose de adrenalina, principalmente nas estradas de terra. Sua potência de 85 cv (a 7.500 rpm), associada ao torque máximo de 8,5 kgf.m a 5.750 giros, permite que a roda traseira patine sem grandes esforços com um pequeno giro no acelerador.  Com R$ 25 mil dá para comprar um F 800 GS 2012

O longo curso de suspensão (230 mm na dianteira e 215 na traseira), associado a um grande vão livre do solo a credenciam a encarar qualquer trajeto. O único problema para o piloto é conviver com a altura do banco, 880 mm, que exige pernas longas e habilidade. Com R$ 25 mil na conta já é possível comprar uma F 800 GS da primeira geração, até o modelo 2012.

Ficha técnica
Motor 798 cm³; 85 cv (a 7.500 rpm); torque 8,5 kgf.m a 5.750 giros
Peso 185 kg (a seco)
Tanque 16 litros
Rodas 90/90 – 21 (dianteira) e 150/70 -17 (traseira)
Preço a partir de R$ 25.000 (ano 2012)

Naked – Yamaha MT-07 Com motor torcudo e boa ciclística MT-07 vai bem na cidade

Com R$ 24 mil também é possível desfilar pela cidade de Yamaha MT-07, ano 2016. O modelo tem design agressivo e estilo despojado com seu motor a mostra – como uma legítima naked. Ela gosta de contornar curvas de forma rápida e costuma despejar adrenalina nas veias do piloto, dependendo da forma como ele usa o acelerador.

Seu motor de dois cilindros paralelos oferece 75 cv de potência (a 9.000 giros) e se mostra elástico e esperto. Equipado com câmbio de seis velocidades, em apenas 2.500 giros já tem torque de sobra para levantar a roda dianteira e deixar para trás a maioria das motos e outros veículos. Modelo 2016 da MT-07 é vendido por R$ 24.000

Pesando apenas 182 kg (em ordem de marcha) têm medidas enxutas e muita agilidade. O conjunto de suspensão está bem casado com as rodas de liga-leve de 17 polegadas. Os pneus de perfil esportivo, associado aos freios ABS, transmitem confiança em todas as manobras. Porém, ela é bem limitada em viagens por conta do banco fino e o tanque de apenas 14 litros.

Ficha técnica
Motor 689 cm³; 74,8 cv a 9.000 rpm; 6,9 kgf.m a 6.500 rpm
Peso 182 kg (em ordem de marcha)
Tanque 14 litros
Rodas 120/70 – 17 (dianteira) e 185/55 -17 (traseira)
Preço a partir de R$ 24.000 (ano 2016)

Sport-touring – Honda CBR 600F Com mesmo motor de quatro cilindros da Hornet, CBR 600F tem 102 cv

Ter uma moto de quatro cilindros é o sonho de muitos motociclistas. Para eles o importante é muita cavalaria, performance radical e, se possível, instalar um escape esportivo para se destacar na multidão. Por R$ 24 mil é possível realizar este sonho e levar para casa uma Honda CBR 600 F, fabricada até 2013.

O modelo tem um motor que gira alto e entrega 102 cv de potência máxima a 12.000 giros. Já o torque máximo de 6,53 kgf.m está disponível somente nos 10.500 rpm. Para tirar o melhor do modelo é preciso usar bastante o câmbio de seis marchas. O conjunto mecânico é o mesmo que equipava a Honda Hornet que se tornou um dos modelos mais desejados entre os amantes das quatro cilindros. Sport-touring da Honda é confortável para viajar

A suspensão dianteira invertida e os pneus esportivos garantem momentos de emoção, enquanto o piloto se encaixa confortavelmente atrás da bolha. O tanque de 18,1 litros de capacidade também tem boa autonomia para viajar. Existem versões com e sem ABS, mas é recomendável – por conta do seu desempenho – escolher um exemplar com o sistema anti-bloqueio que pode custar a partir de R$ 24 mil (ano 2012).

Ficha técnica
Motor 599,3 cm³; 102 cv a 12.000 rpm; 6,53 kgf.m a 10.500 rpm
Peso 196 kg (a seco)
Tanque 18,1 litros
Rodas 120/70 – 17 dianteira e 180/55 – 17 traseira
Preço a partir de R$ 24.000 (ano 2012)

Custom – Harley-Davidson XL 1200 Custom Versão CB da 1200 custom tem guidão "ape-hanger"

Repleta de cromados e com seu som característico uma Harley destaca seu dono. Aliás, não passar despercebido é um dos baratos de ter uma moto da marca americana. Por outro lado é preciso se acostumar com a curiosidade e responder perguntas sobre o ano, potência preço etc.. Quem quer entrar nesse mundo, e tem R$ 25 mil na conta, pode optar por uma XL 1200 Custom, nas versões CA e CB.

Os modelos usam o motor Evolution, de dois cilindros em "V" e 1202 cm³ de capacidade. A potência não é divulgada pela fábrica, mas o barato é o torque de 8,9 kgf.m a apenas 3.500 giros. Com isso, basta o piloto acelerar e usar pouco o câmbio de cinco marchas para desfilar com sua Harley. Tudo bem que ela é pesada (251 kg a seco), mas o guidão alto (na versão CB) facilita a pilotagem. Sonha em ter uma Harley? Essa XL Custom pode ser sua por R$ 25 mil

Rodas largas, de 16 polegadas, são calçadas com pneus imponentes. O banco bem baixinho fica a apenas 71 cm do chão e proporciona uma posição relaxada, que convida a rodar devagar usando as marchas mais altas. Mas, se quiser, tem torque para uma arrancada forte e mostrar a saúde do motorzão. Por R$ 25 mil é possível encontrar uma XL 1200 ano 2012.

Ficha técnica
Motor 1202 cm³; potência não declarada; 8,9 kgf.m a 3.500 rpm
Peso 251 kg (a seco)
Tanque 17 litros
Rodas 130/90 – 16 dianteira e 150/80 – 16 traseira
Preço a partir de R$ 25.000 (ano 2012)

Clássica – Triumph Bonneville T 100 Estilo clássico não é tão visado pelos amigos do alheio

Quem gosta de moto com cara de moto será feliz com a inglesa Triumph Bonneville T 100. Com seu estilo vintage é ideal para rodar tranquilo sem se preocupar com o desempenho, ou até mesmo roubos.

Fácil de pilotar ela tem motor de dois cilindros paralelos, arrefecido a ar, uma atração à parte. O bicilíndrico trabalha compassado e suave emitindo um som agradável pelos dois canos de escapamento. O torque de 6,9 kgf.m a 5.800 rpm é o bastante para empurrar com vontade os 225 kg (em ordem de marcha) dessa inglesa. A Bonneville é uma opção interessante na cidade e na estrada, pois com cinco marchas roda com muita tranquilidade a 120 km/h. Por R$ 24 mil dá para comprar uma Bonnie com menos de 10.000 km

Com R$ 24 mil é possível encontrar um exemplar ano 2014 com menos de 10.000 km e que oferece itens modernos, como a injeção eletrônica. Outra atração é o seu banco baixo, a apenas 775 mm do solo, que facilita na hora de estacionar. (texto Cicero Lima)

Ficha técnica
Motor 865 cm³; potência 68 cv a 7.500 rpm; torque 6,9 kgf.m a 5.800 rpm
Peso 225 kg (e ordem de marcha)
Tanque 16 litros
Rodas 100/90-19 (dianteira) e 130/80-17 (traseira)
Preço a partir de R$ 23.900 (ano 2013)

*post atualizado em 10/04/2018 às 11:25. A Triumhp Bonneville T 100 não oferece sistema ABS, diferentemente do que foi informado anteriormente.

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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