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Lista: cinco bigtrails para qualquer caminho

Infomoto

01/04/2018 04h00

Cinco aventureiras que têm rodas raiadas e vocação off-road

A principal função de uma moto bigtrail é levar piloto e garupa por qualquer estrada com conforto, segurança e bom desempenho. Pode ser uma longa reta com ótimo asfalto no interior de São Paulo, uma serra com alguns buracos nas montanhas de Santa Catarina ou mesmo aquela estrada abandonada para chegar próximo à base de algum vulcão nos confins da América do Sul. Com a chegada da Suzuki V-Strom 1000 XT os viajantes que buscam esse tipo de moto têm mais uma opção para escolher.

Fizemos uma lista com cinco modelos, com motor acima de 1.000 cc, que oferecem conforto e segurança para percorrer qualquer um desses caminhos. Todas também têm em comum o uso de rodas raiadas, que são mais resistentes para o fora-de-estrada. Escolha a sua e boa viagem.

Suzuki V-Strom 1000 XT
A mais nova e de menor preço em nossa lista, a bigtrail da Suzuki tem um cardápio interessante de equipamentos de série. Para começar seu design é mais recente e ela oferece a regulagem do parabrisa em três posições. Outro atrativo legal são os equipamentos de série como protetor de manetes, protetor de motor e guidão em alumínio. Leve e esguia tem no seu torque acima de 10 kgm.f um ótimo aliado para controlar essa bigtrail em qualquer terreno.

Controle de tração, ABS de série e um assistente de baixo giros, um sistema que ajuda o piloto nas arrancadas. Ao apertar a embreagem o motor ganha giros evitando que a moto morra o que facilita as manobras. Tais facilidades completam o pacote eletrônico dessa bigtrail que usa transmissão final por corrente. Suas rodas raiadas têm pneus sem câmara o que faz dela uma excelente opção para quem deseja encarar um off-road mais pesado. Pena que ela usa roda 19 na dianteira. Se tivesse aro 21 na frente essa bigtrail com motor de dois cilindros em "V" seria imbatível. Motor 1.037 cm³; potência 101 cv a 8.000 rpm; torque 10,3 kgf.m a 4.000 rpm
Peso 233 kg (em ordem de marcha)
Tanque 20 litros
Rodas 110/80 -19 dianteira e 150/70-17 traseira
Preço R$ 52.693

Honda CRF 1000L Africa Twin
Ela é a segunda bigtrail mais vendida da Europa por conta da sua vocação off-road, baixo peso e medidas enxutas. Medindo pouco mais de 90 cm de largura essa Honda oferece 25 cm de vão livre do solo e pesa apenas 212 kg (a seco). Medidas que permitem ao piloto controlá-la com facilidade em qualquer situação, principalmente no fora-de-estrada. Controle de tração em três níveis e freios ABS (que pode ser desligado na roda traseira) transmitem confiança ao piloto disposto a pagar R$ 54.900 pela Africa Twin.

Seu motor de dois cilindros paralelos oferece menor potência em nossa lista (90,2 cv a 7.500 rpm), mas seu torque de 9,3 kgf.m está disponível aos 6.000 giros. Ao comprá-la o piloto deve levar em conta que também terá de adquirir um protetor de motor, pois ela oferece apenas o protetor de manoplas. A seu favor ela tem o sistema de transmissão por corrente e roda dianteira de 21 polegadas. Um conjunto interessante para encarar o fora-de-estrada, porém é a única da lista com pneu com câmara. Motor 999,1 cm³; potência 90,2 cv a 7.500 rpm; troque 9,3 kgf.m a 6.000 rpm
Peso 212 kg (a seco)
Tanque 18,8 litros
Rodas 90/90 – 21 e 150/70 -18 (pneus com câmara)
Preço a partir de R$ 54.900

Yamaha Super Ténéré 1200 DX
Uma velha conhecida dos viajantes, a Yamaha Super Ténéré traz em seu nome o DNA da aventura, porém temperada com uma boa dose de conforto. O motor de dois cilindros paralelos atinge 112 cv e trabalha em baixos giros empurrando os 261 kg (em ordem de marcha) dessa bigtrail. Seu porte é imponente e não faltam recursos eletrônicos para oferecer conforto como a manopla aquecida e a suspensão eletrônica. Freios ABS, dois modos de pilotagem e piloto automático garantem viagens confortáveis e tranquilas.

Um dos destaques da Super Ténéré é seu banco que pode ficar a 845 mm do solo, o que permite aos pilotos de menor estatura se sentirem confiantes. Suas rodas também usam raios centrais e pneus sem câmara. Na dianteira, usa aro 19 e na traseira, 17 polegadas. Além do menor tamanho da roda, que diminui sua versatilidade no fora de estrada, o sistema de freios ABS não pode ser desligado. A transmissão final por eixo-cardã dispensa o piloto da preocupação de regular a corrente durante as viagens, embora aumente o peso do modelo que tem o maior tanque de nossa lista.
Motor 1.199 cm³; potência 112 cv a 7.250 rpm; torque 11,9 kgf.m a 6.000 rpm
Peso 261 kg (ordem de marcha)
Tanque 22,6 litros
Rodas 110/80-19 dianteira e 150/70-17 traseira
Preço R$ 65.490,00

BMW R 1200 GS Premium +
A alemã BMW R 1200 GS é um dos modelos mais lembrados pelos aventureiros e um dos mais vendidos em todo o mundo. Seu motor é um dos mais potentes da categoria com 125 hp a 7.750 rpm e seu torque é de 12,75 kgf.m a 6.500 rpm, o que garante viagens rápidas e confortáveis. Na versão Premium, com rodas raiadas, custa R$ 77.900. O modelo oferece dois modos de pilotagem e controle de tração. O assistente de partida em subidas oferece mais segurança em terrenos inclinados.

Um dos destaques do modelo é o sistema de suspensão que usa amortecedor central e bengalas na dianteira (Telelever) na traseira usa monobraço (Telelever), com ajuste eletrônico das suspensões. O modelo pesa 244 kg em ordem de marcha e o sistema de freios ABS pode ser desligado total ou parcialmente. As rodas – 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira – usam raios externos e são calçadas com pneus sem câmara. O sistema de transmissão final é feito por eixo-cardã.
Motor 1.170 cm³; potência 125 cv a 7.750 rpm; torque 12,75 kgf.m a 6.500 rpm
Peso 244 kg (em ordem de marcha)
Tanque 20 litros
Rodas 120/70 – 19 (dianteira) e 170/60 – 17 (traseira)
Preço R$ 77.900,00 (versão Premium +)

Triumph Tiger Explorer 1200 XCx
O que difere a inglesa Tiger das outras big trails dessa lista é seu motor de três cilindros em linha. Além da arquitetura exclusiva, o motor, de 1.215 cm³, é o mais potente dessa lista: atinge 139 cv a 9.300 rpm. Com seu torque de 12,44 kgf.m a 6.200 rpm tem a missão de empurrar os 253 kg (a seco) dessa Tiger que é a mais pesada da turma. Se por um lado a bigtrail inglesa impressiona pelos números, a lista de eletrônica é fantástica: três modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS otimizados para atuar em curvas e as suspensões ajustáveis eletronicamente.

Os itens de conforto também não deixam a desejar, como o para-brisa elétrico, manoplas aquecidas, tomadas 12V e piloto automático. Outros itens de série que chamam a atenção nessa inglesa são os protetores de motor, cárter e manoplas. Ela custa R$ 70.500 e traz rodas raiadas de 19 polegadas na dianteira e 17 na traseira. Calçadas com pneus sem câmara, que facilitam o reparo em caso de furos. O sistema de transmissão final é por eixo-cardã.
Motor 1.215 cm³; potência 139 cv a 9.300 rpm; torque 12,44 kgf.m a 6.200 rpm
Peso 253 kg (a seco)
Tanque 20 litros
Rodas 120/70 – 19 (dianteira) e 170/60 – 17 (traseira)
Preço R$ 70.500,00 (versão XCx)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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