10 fatos sobre a nova BMW G 310 GS, que chega por R$ 24.900
Infomoto
17/03/2018 04h00
A BMW G 310 GS finalmente chegou às concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 24.900. Apresentada em 2016 no exterior, a pequena trail da marca alemã deu as caras no Salão Duas Rodas 2017 e desembarca só agora no Brasil. Provavelmente, você não aguenta mais ouvir falar da "Baby GS" – nós mesmo, da INFOMOTO, já antecipamos o lançamento dela, avaliamos a moto no exterior (tem até vídeo!) e mostramos ela aqui no Salão Duas Rodas. Depois de tanto falar sobre a G 310 GS resolvemos facilitar a sua vida e resumimos as principais características do principal lançamento da BMW neste ano em uma lista com 10 fatos rápidos. Confira!
1 – Motor de um cilindro, 313 cc e 34 cv
O cilindro "invertido" tem arrefecimento líquido e comando duplo no cabeçote (DOHC) com quatro válvulas. Configuração que faz os giros crescerem rapidamente e privilegia o desempenho em alta rotação, como demonstra a potência de 34 cv a 9.500 rpm. Muitos desdenham, dizendo que é pouca cavalaria pelo preço elevado de uma 300cc, mas, na prática, é o suficiente para manter 120 km/h com o motor a 8.000 giros – nessas condições a vibração típica dos monocilíndricos incomoda um pouco. Só como comparação, a Honda XRE 300 tem 25,4 cv e a Yamaha Tenere 250, 21 cv. Ou seja, o desempenho – e o preço – da "Baby GS" é superior aos dois modelos.
2 – Câmbio de seis marchas
Para aproveitar o desempenho em altos giros a BMW adotou o câmbio de seis velocidades. Mesmo assim, em sexta marcha, tem-se a impressão de que o motor teria força para uma relação mais longa. Dessa forma o motor giraria menos e também vibraria menos. Mas isso sacrificaria o bom torque em baixos giros, o que ajuda a rodar na cidade sem cambiar muito e também a enfrentar trechos off-road. Como o Brasil é um dos principais mercados da G 310 GS, seu sistema de injeção funciona bem com nossa gasolina misturada a etanol.
3 – Velocidade máxima: 145 km/h
Esse é o valor divulgado oficialmente pela BMW. Na prática, atingi 158 km/h no painel, mas em uma descida e "esgoelando" o motor, que responde com vibração excessiva. O ideal mesmo é rodar a 120 km/h com alguma folga para ultrapassagens.
4 – Quadro em treliça e baixo peso
O conjunto ciclístico da pequena GS é adequado a sua proposta de ser uma moto urbana que também encara uma viagem. O quadro em treliça tem o motor fazendo parte da estrutura e as rodas são de liga-leve, o que resultou no baixo peso de 169,5 kg em ordem de marcha. Com isso, a moto ficou ágil para rodar no trânsito e fácil de manobrar. O assento a 835 mm do solo não é dos mais baixos. Mas as suspensões são macias e, ao montar na moto, é fácil colocar os pés no chão – até para quem mede 1,70 m.
5 – Freios ABS
Os discos em ambas as rodas são mordidos por pinças ByBre, uma divisão da Brembo na Índia. Proporcionam frenagens precisas e seguras, ainda mais com ABS de série. O sistema também pode ser desligado para andar na terra, funcionalidade que não costuma estar disponível em motos desse porte.
6 – Suspensões e rodas
O conjunto tem garfo invertido na dianteira e balança de alumínio monoamortecida com regulagem na pré-carga da mola. O curso de ambas é de 180 mm com bom acerto: o suficiente para enfrentar buracos e lombadas no asfalto e encarar uma estradinha de terra. O desempenho no off-road é prejudicado pelas rodas de liga-leve e pneus. Além do aro 19 na dianteira, a medida do pneu é bem larga (110 mm) fazendo com que a moto escorregue demais, principalmente em trechos com pedrinhas e cascalho.
7 – Banco e posição de pilotagem
8 – Painel digital com computador de bordo
A tela digital lembra bastante a das antigas BMW maiores. Tem velocímetro de fácil leitura, mas um conta-giros por barras mais difícil de enxergar. À noite, uma luz azul de fundo melhora a visualização. As informações são bem completas: marcador de combustível, marcha engatada, relógio e luzes de advertência. Um simples computador de bordo indica o consumo médio, consumo instantâneo, autonomia e temperatura do motor.
9 – Consumo de 24 km/litro
O painel indicou consumo médio de 4,2 litros / 100 km, no padrão europeu, mas o engenheiro da BMW garantiu que isso pode ser alterado para nossos 23,8 km/litro na entrega da moto. Com tampa articulada no bocal e capacidade para 11 litros, o tanque oferece autonomia de 250 km. Pouca para quem quer rodar no deserto do Atacama, mas o suficiente para viagens mais curtas.
10 – Preço de R$ 24.900 e revisões a cada 10.000 km
FICHA TÉCNICA
BMW G 310GS
Motor Monocilíndrico, 4 válvulas, comando duplo no cabeçote e arrefecimento líquido
Capacidade cúbica 313 cm³,
Diâmetro x curso 80 mm x 62,1 mm
Taxa de compressão 10,6:1
Potência máxima 34 cv a 9.500 rpm
Torque máximo 2,85 kgf.m a 7.500 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Corrente
Alimentação Injeção eletrônica
Partida Elétrica
Quadro Tubular em aço
Suspensão dianteira Garfo telescópico invertido com 41 mm de diâmetro e 180 mm de curso
Suspensão traseira Monoamortecedor com 180 mm de curso e ajuste na pré-carga da mola
Freio dianteiro Disco simples de 300 mm de diâmetro, com pinça de fixação radial de quatro pistões e ABS
Freio traseiro Disco simples de 240 mm de diâmetro com pinça flutuante de dois pistões e ABS
Rodas e Pneus 110/80 R 19 (Diant.) e 150/70 R 17 (Tras.)
Comprimento 2.075 mm
Largura 880 mm
Altura Não informada
Distância entre-eixos 1.420 mm
Altura do assento 835 mm
Peso em ordem de marcha 169,5 kg
Tanque de combustível 11 litros
Cores Branca, cinza e vermelha
Preço público sugerido R$ 24.900
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.