Recall do freio Brembo atinge 820 motos Ducati no Brasil
Infomoto
26/02/2018 15h27
A Ducati anunciou hoje uma campanha para convocar os proprietários dos modelos 1299 Panigale e 1299 Panigale S, Monster 1200 S, Multistrada 1200 S e XDiavel S, fabricadas entre 2016 e 2018, a contatar uma concessionária Ducati para a substituição do "pistão flutuante da bomba de freio dianteiro Brembo". Segundo o comunicado, a fábrica italiana diz que identificou a necessidade de substituição do pistão flutuante ao realizar testes de segurança e qualidade. Os testes detectaram que a ação de esforços elevados típicos da utilização na pista, frequentes intervenções do sistema ABS ou eventuais quedas da motocicleta podem causar, em casos remotos, a alteração do componente prejudicando a frenagem do veículo e podendo ocasionar quedas e danos físicos aos condutores, passageiros e terceiros.
De acordo com a assessoria de imprensa da marca, 820 motocicletas dos modelos acima citados foram atingidos pelo recall. Entretanto, apenas 484 unidades já haviam sido comercializadas – as outras 336 ainda estão em estoque e já serão reparadas antes de serem vendidas. A Ducati afirma que a realização desta convocação é de caráter 100% preventivo, sem nenhum registro de qualquer tipo de ocorrência no Brasil. Vale destacar ainda que o freio traseiro não é afetado pelo problema e funciona corretamente.
Mas a história não é bem assim. Embora a Ducati afirme que fez testes de qualidade, o recall, na verdade, foi motivado por um comunicado da Brembo, fabricante de sistemas de freios, que identificou o problema ao monitorar a produção de seus cilindros mestres radiais (os burrinhos 'redondos") em janeiro deste ano – exatamente por isso, apenas os modelos "S", top de linha, estão envolvidos no recall . Além da Ducati, outras marcas foram atingidas, como Aprilia, Moto Morini, MV Agusta, TM Racing, Horex e a KTM, que é vendida no Brasil.
Assim como fizemos com a Ducati, já entramos em contato com a KTM do Brasil, mas a fábrica austríaca não se manifestou se há ou não modelos envolvidos no recall da Brembo e que tenham sido vendidos no Brasil – KTM 1290 Adventure e 1290 Super Duke usam o mesmo cilindro mestre radial no freio dianteiro. Assim que tivermos uma posição oficial da KTM publicaremos aqui no blog. (Por Arthur Caldeira)
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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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