BMW lança C 400X, seu primeiro scooter médio; conheça
Infomoto
04/12/2017 08h00
Depois de apostar nas motos da linha G 310, a BMW volta a mirar o público jovem com o lançamento do C 400 X. Com a proposta de unir mobilidade urbana e conectividade – dois assuntos em voga – a fábrica alemã instalou um painel com tela TFT de 6,5 polegadas no seu novo scooter médio. O sistema pode "parear" informações com o smartphone como, por exemplo, selecionar músicas ou oferecer rotas alternativas, além de mostrar informações sobre as condições do veículo.
A BMW escolheu um estilo arrojado, marcado por linhas retas, e até certa similaridade estética com a família "GS" para sua nova aposta no segmento de scooters. A última investida da marca aconteceu em 2011, com a apresentação dos maxiscooters C 600 Sport e C 650 GT.
Motor de 34 cv e câmbio CVT
Nesse novo scooter médio, a BMW C 400 adotou um monocilíndrico de 350 cm³, arrefecimento líquido, e capaz de produzir 34 cv de potência máxima a 7.500 rpm, e 3,5 kgf.m de torque a 6.000 rpm. A transmissão utiliza o prático câmbio CVT. A velocidade final chega a 140 km/h, segundo a marca.
Outro destaque do modelo é a adoção do controle de tração, item que já equipa outros scooters europeus. O sistema promete ajudar o condutor a controlar o C 400X em pisos escorregadios.
A BMW promete baixo consumo de combustível: oficialmente, a fábrica declara que o C 400 X roda 28 km com um litro de gasolina. Com 12,8 litros no tanque, a autonomia deve superar os 300 km.
Roda aro 15 e espaço sob o banco
A parte ciclística – suspensão e freios – está ancorada em um quadro de estrutura tubular de aço. Na dianteira, garfo telescópico com tubos de 35 mm de diâmetro, 110 mm de curso e roda de 15 polegadas, calçada com pneu 120/70. Na traseira, duplo amortecedor, com 112 mm de curso e roda aro 14, com pneu 150/70. O freio nas duas rodas têm discos de 265 mm de diâmetro e sistema ABS de série.
Com 2,21 m de comprimento e 204 kg em ordem de marcha, o C 400 X é compacto e oferece boa capacidade de carga. Sob o assento é possível acomodar dois capacetes: um integral e um jet, com o sistema flexcase, criado pela BMW. No escudo frontal há ainda dois compartimentos para acomodar pequenos objetos. Um deles com tomada de 12V, justamente para carregar pequenos eletroeletrônicos (smartphone ou GPS). Para proteger o cockpit e o piloto, o parabrisa ainda oferece regulagem de altura.
Apesar da expectativa gerada no seu lançamento no Salão de Milão deste ano, a BMW ainda não anunciou o preço do C 400 X. Disponível em duas cores – azul e branca – também não há previsão para a chegada do scooter ao mercado. (Por Aldo Tizzani)
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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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