Com design radical, nova Suzuki GSX-S 750 chega ao Brasil por R$ 36.500
Infomoto
20/10/2017 11h30
A J.Toledo/Suzuki anunciou nesta semana a chegada da nova GSX-S 750 ao mercado brasileiro. Equipada com motor de quatro cilindros, 749 cm³ e 114 cavalos de potência máxima, a naked já está nas concessionárias da marca com preço sugerido de R$ 36.533 (sem frete) e em três opções de cores: azul, preta e vermelha.
O modelo vem substituir a agora aposentada GSR 750. Com a proposta de ser uma naked de visual agressivo, mas comportamento amigável, a GSX-S 750 oferece controle de tração (com três níveis e a opção de ser desativado) e freios ABS de série. A eletrônica embarcada ajuda a domar o potente motor de quatro cilindros em linha, herdado de sua "prima" esportiva GSX-R 750, de 2005.
Alterações internas no motor e nos sistemas de alimentação e exaustão melhoraram o torque em médios giros, até atingir o pico de 8,2 kgf.m a 9.000 giros. E também fizeram-no poluir menos para atender às normas da segunda fase do Promot 4. Segundo a Suzuki, o consumo médio é de 19,1 km/litro – um número impressionante para um motor tetracilíndrico.
A nova GSX-S 750 tem câmbio de seis velocidades com as primeiras marchas mais curtas, em relação a sua antecessora, com o objetivo de aprimorar a aceleração. A embreagem é de acionamento por cabo e a transmissão final é feita por corrente.
Freios melhores
O quadro mescla a arquitetura de dupla trave superior com seções tubulares. Desenvolvido especificamente para o modelo, proporciona uma posição de pilotagem confortável, típica das nakeds, com guidão mais alto e pedaleiras centralizadas.
O conjunto de suspensões, formado por garfo telescópico invertido KYB com tubos de 41 mm, na dianteira, e monoamortecedor, na traseira, oferece ajustes apenas na pré-carga da mola. Com curso de 120 mm na frente e 138 mm atrás foca mais o conforto do que a esportividade.
A grande evolução em relação a GSR 750 está mesmo no sistema de freios. Com dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro, o freio dianteiro ganhou pinças de quatro pistões com fixação radial. Já na traseira, disco simples de 240 mm com pinça simples. Ambos contam com sistema ABS, produzido pela Nissin.
Mercado
A chegada da nova Suzuki GSX-S 750 acirra ainda mais a disputa pelo segmento naked. Embora seu preço sugerido seja de R$ 36.533, a J.Toledo/Suzuki irá comercializar o modelo com preço promocional de R$ 33.900 para pagamento à vista. Levando em consideração suas boas especificações – motor de 114 cv, controle de tração e freios ABS – será uma forte concorrente para modelos como a recém-lançada Triumph Street Triple 765 S, vendida por R$ 38.990 e a renovada Honda CB 650F, cotada a R$ 33.900. (Por Arthur Caldeira)
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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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