Suzuki anuncia recall da V-Strom 650 por problema no estator
Infomoto
23/01/2017 12h42
Infelizmente, a J.Toledo/Suzuki, representante da marca japonesa no Brasil, volta ao nosso blog por causa de um recall. A J.Toledo publicou hoje (23/01/2017) em alguns jornais uma campanha de chamamento aos proprietários das motocicletas V-Strom 650 A (com freios ABS) e V-Strom 650 XT, modelos 2013 a 2017, com chassis finais de 100001 a 100482, a comparecerem a uma autorizada para a substituição gratuita do estator, que pode derreter e causa curto circuito e carga insuficiente da bateria.
A empresa, entretanto, não enviou nenhum comunicado oficial para a INFOMOTO, como costuma ser de praxe e exigido por lei nos casos de recall. Há cerca de dois anos, a J.Toledo/Suzuki não conta com uma assessoria de imprensa oficial e tem pouco (para não dizer nenhum) contato com a imprensa do setor – não há releases de novos produtos, frota para teste e nem mesmo alguém que responda às dúvidas de jornalistas e nem mesmo dos consumidores.
Com a queda nas vendas, muitas concessionárias fecharam e a empresa está um pouco "sumida" do mercado. A J.Toledo/Suzuki investe pouco em marketing, não traz novos produtos, e está ficando para trás – especula-se, inclusive, que a empresa da família Toledo tenha planos para trazer outras marcas de motos para o Brasil, sendo uma delas a Kymco, fabricante taiwanesa de scooters. Veja abaixo uma imagem do anúncio que a J.Toledo/Suzuki foi obrigada a publicar nos jornais de hoje, no caso trata-se do anúncio feito na Folha de S. Paulo, na edição de 23/01/2017. (Por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.