Acredite, esta é a "nova" Honda XRE 300 2016
Infomoto
23/02/2016 16h01
Não, não publicamos a foto errada: esta acima é mesmo a "nova" XRE 300 modelo 2016 lançada hoje pela Honda. Olhe com atenção para a foto e com algum esforço vai notar algumas (poucas) diferenças em relação ao modelo 2015 que, recentemente, passou pelo nosso teste de 30 Dias. A começar pelas novas aletas do tanque, que tem linhas mais angulosas. Outras novidades que não podem ser vistas na foto acima incluem a tampa de combustível articulada, novos comandos nos punhos (até que enfim!) e um painel inédito do tipo blackout, como as telas dos smartphones. Com o novo formato, a capacidade do tanque também aumentou 200 ml: passou de 13,6 para 13,8 litros.
No restante, a trail de 300 cc da Honda manteve as mesmas especificações mecânicas e ciclísticas. Apesar de manter a mesma arquitetura, o monocilíndrico DOHC de 291,6 cm³, com injeção eletrônica e arrefecimento a ar ganhou novo diagrama de válvulas com novos ressaltos nos comandos e novo ângulo de abertura de válvulas. Para atender às novas regras da segunda fase do PROMOT 4, entretanto, o motor flex sofreu uma pequena redução nos números de desempenho em função do catalisador com mais células por cm³: a potência agora é de 25,4 cv a 7.500 rpm com torque de 2,76 kgf.m a 6.000 rpm (gasolina), pouco menos do que os 26,1 cv e 2,81 kgf.m (a 6.500 rpm) do modelo anterior. Com etanol, a potência é de 25,6 cv e o torque de 2,8 kgf.m. O câmbio continua o mesmo de cinco marchas com transmissão final por corrente.
Na parte ciclística também não houve nenhuma novidade, de acordo com o comunicado da Honda. O quadro tubular é do tipo berço semiduplo, as suspensões são telescópicas na dianteira e balança monoamortecida, na traseira, com freios a disco em ambas as rodas de alumínio. E ainda há uma versão com freios C-ABS.
Além do face-lift e das (poucas) mudanças, a XRE 300 2016 passou a ter garantia de fábrica de três anos, sem limite de quilometragem, e óleo grátis em sete revisões. Claro que o "novo" modelo também tem um novo preço público sugerido. A versão standard, disponível nas cores vemelha metálica, branca e preta fosca, passou a custar R$ 15.560 – o modelo 2015 saía por R$ 14.936. Já o preço do modelo com freios C-ABS, que oferece a exclusiva roupagem Rally, passou de R$ 17.039 para R$ 17.750. Vale lembrar que esses valores têm como base o Estado de São Paulo, sem despesas com frete ou seguro. A "nova" Honda XRE 300 2016 chegas às concessionárias da marca a partir do próximo mês de março. (Por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.