BMW mostra farol de laser para moto e capacete com HUD na CES 2016
Infomoto
06/01/2016 16h21
Famosa por suas inovações tecnológicas também em duas rodas, a BMW Motorrad (divisão de motos da marca alemã) irá mostrar duas inovações importantes para os motociclistas na CES (Consumer Eletronics Show) deste ano: farois de laser e um conceito de capacete com head-up display, que deverá chegar ao mercado em breve.
Ver e ser visto é um dos principais axiomas do motociclismo: tanto que os fabricantes têm investido bastante em farois mais eficazes e sistemas de iluminação de melhor alcance. Pensando nisso a BMW criou uma K 1600 GTL, a sua grã-turismo top de linha, equipada com um sistema de faróis com laser. O modelo conceito usa um sistema de laser semelhante ao já utilizado nos carros da Série 7 e também no BMW i8.
As vantagens dos faróis de laser vão além de uma luz mais brilhante e branca, o seu facho tem alcance maior do que os sistemas convencionais, chegando até a 600 metros. Com isso a pilotagem noturna fica muito mais segura. A BMW ainda faz questão de frisar que o sistema de iluminação com laser exige menos manutenção. Por enquanto, trata-se apenas de um conceito, pois o custo para implementação em motos seria muito alto – mas a fábrica espera que o aumento do uso de farois de laser na indústria automotiva ajude a baratear o custo da tecnologia.
Informações na sua frente
Embora não seja uma novidade, pois capacetes com head-up display já são até vendidos, pela primeira vez uma fabricante aposta no uso dessa tecnologia em duas rodas. Assim como nos carros, a BMW é pioneira também nas motos ao mostrar um capacete com HUD na edição deste ano da CES.
O "visor ao redor dos olhos" (o tal head-up display em tradução livre) é uma tecnologia oriunda dos aviões caças e mostra a informação necessária (ou desejada) na parte interna da viseira, ou seja, diretamente no campo de visão do piloto. E, segundo a BMW, isso parece ser ainda mais importante nas motos, afinal um segundo já basta para colocar o motociclista em uma situação crítica ou de risco na estrada.
Com o objetivo de oferecer essa tecnologia em seus futuros capacetes, a BMW afirma que o seu sistema é totalmente personalizável, ou seja, o piloto pode escolher quais informações deseja ver – exceto informações úteis e relevantes (como algum problema na moto, nível de óleo, redução da pressão dos pneus, etc) seriam mostradas a qualquer momento. No futuro, a BMW afirma que a tecnologia poderá se conectar com outros veículos por meio da comunicação V2V (Veículo para veículo), como por exemplo avisar que há um acidente na estrada, ou algum problema na pista.
A tecnologia, afirma a fábrica, poderia ser instalada em seus capacetes já existentes, sem afetar o conforto ou a segurança do piloto. O sistema, que opera com duas baterias substituíveis e recarregáveis, funciona por cerca de cinco horas. Segundo a BMW Motorrad, o obejtivo é desenvolver a tecnologia HUD até um nível de produção em série já nos próximos anos. (por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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