Topo

Triumph revela Speed Triple 2016

Infomoto

10/11/2015 12h14

Famosa naked teve visual redesenhado e ganhou novo motor mais potente e "torcudo"

A uma semana da abertura do EICMA 2015, o Salão de Motos de Milão, a Triumph antecipou duas novidades do seu line-up 2016: a reeestilizada Speed Triple nas versões "S" e "R". A emblemática streetfighter inglesa ganhou um novo visual, mais harmônico; diversas alterações no motor, freios e suspensões melhores e um completo pacote eletrônico, que inclui modos de pilotagem, ABS comutável e controle de tração. Visualmente, as novas Speed Triple mantiveram seus dois faróis "saltados" característicos, porém com uma nova roupagem, que inclui uma traseira inspirada na esportiva Daytona 675. À primeira vista, a impressão é que os modelos estão mais atuais, porém sem perder a identidade naked.

Versão "R" tem suspensões Öhlins top de linha e acabamento mais refinado

Os dois modelos trazem um motor de três cilindros com a mesma capacidade do anterior (1050 cm³), porém com mais de uma centena de alterações internas, de acordo com a Triumph. As mudanças incluem uma nova câmara de combustão, um novo cabeçote, pistões redesenhados e um novo bloco do motor usinado. Embora os números de desempenho não tenham sido divulgados, a fábrica de Hinckley garante que o novo tricilíndrico oferece mais potência que o anterior e, o mais importante, mais torque em uma ampla faixa de rotações.

O pacote eletrônico inclui um novo acelerador ride-by-wire que permitiu a adoção de cinco modos de pilotagem: Road, Rain, Sport, Track e um personalizável. Os modos atuam em conjunto com o controle de tração e freios ABS, que podem ser desligados pelo piloto.

Nova Speed Triple 2016 tem cinco modos de pilotagem, controle de tração e freios ABS desligáveis

Na parte ciclística reside a grande diferença entre as duas versões. Ambas trazem freios monobloco Brembo, mas conjuto de suspensões diferentes: a versão "R", mais top de linha, conta com modernos amortecedores totalmente ajustáveis da Öhlins na frente e atrás, enquanto o modelo "S" traz suspensões com ajustes também, mas de especificações inferiores. Na nova Speed Triple R há ainda diversas peças em fibra de carbono, como o paralama dianteiro, e outros detalhes de acabamento.

Se continuar com sua política de trazer ao Brasil suas últimas novidades, podemos esperar que as novas Speed Triple "S" e "R" também cheguem aqui. Entretanto, a reformulada naked não será a única novidade da marca no EICMA 2015 – já flagraram (e eu já vi pessoalmente,mas não pude fotografar) a nova Explorer 1200. A bigtrail traz mudanças visuais e suspensões ajsutáveis eletronicamente vem se juntar ao já extenso pacote de controles eletrônicos embarcados. Embarco no próximo domingo para mais uma cobertura in loco do Salão de Motos de Milão. Todas as novidades da maior feira de motos do mundo você poderá conferir aqui no nosso blog e também na página de Motos em UOL Carros. (Por Arthur Caldeira)

Versão "S" conta com freios monobloco Brembo como a "R", porém suspensões mais espartanas, porém ajustáveis

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Triumph revela Speed Triple 2016 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.