Topo

Test-ride com o Honda SH 300i

Infomoto

09/10/2015 17h17

Com proposta urbana, SH 300i tem rodas de 16 polegadas e posição ereta de pilotagem

Aproveitamos a área "Scooter Experience" para dar uma voltinha no SH 300i, que chega ao mercado somente no primeiro trimestre de 2016 e marca a estreia da Honda no segmento de scooters de média cilindrada no Brasil. Como não conseguimos ficar muito tempo sem pilotar uma motocicleta, fomos dar um "rolé" básico com o SH em um mini-circuito bem travado.

De cara, o scooter impressiona por sua formas – mix entre o clássico e o moderno -, que caiu nas graças do motociclista europeu que mora, principalmente, nos grandes centros urbanos, como Milão (ITA), Paris (FRA) e Lisboa (POR).

LED e Smart Key

Entre-eixos é curto e a largura é de apenas 728 mm

Renovado para 2015 em todo o mundo, o SH 300i tem para-brisa alto, piso plano, rodas de 16 polegadas e farol com lâmpadas em LED fixado em uma semicarenagem junto ao guidão. A traseira segue traços elegantes e com boa área para visualização das lanternas traseiras, também em LED. Sob o assento está um compartimento para guardar um capacete ou pequenos objetos.

O primeiro diferencial do SH 300i é que não há miolo de chave. O scooter adotou a tecnologia Smart Key. Trata-se de um sistema de presença que ativa a ignição e a abertura do banco, além de possibilitar o acionamento do motor apenas com a proximidade da chave (no máximo dois metros).

Em movimento

Relativamente leve (169 kg em ordem de marcha), SH 300i demonstrou ser ágil

Depois de conhecer suas principais características estéticas, era chegada a hora de ligar, acelerar o produto e verificar suas qualidades ciclísticas e de motorização. O propulsor monocilíndrico de 279,1 cm³ SOHC de 4 válvulas tem arrefecimento líquido e injeção eletrônica. Produz de 25 cavalos de potência máxima e se mostrou bastante vigoroso, principalmente nas arrancadas. O câmbio é automático CVT com a transmissão final feita por correia dentada, o que facilita a vida de quem quer agilidade urbana.

Aliás, agilidade é a palavra-chave deste produto. Com corpo estreito e um entre-eixos curto, o SH300i, ao menos nesse primeiro contato, mostrou-se ágil para rodar entre os carros com facilidade e fazer manobras em baixa velocidade.

Para-brisa é alto demais e fica muito próximo ao rosto, mas peça pode ser retirada

Destaque para os freios: são a disco em ambas as rodas que contam com tecnologia C-ABS (Combinado com Antitravamento), o que traz mais segurança para o piloto. Acionando o manete esquerdo, a frenagem será distribuída nas duas rodas. Acionando o da direita, acionará apenas o freio da roda dianteira. O modelo será produzido na fábrica de Manaus (AM) e o preço, que não foi divulgado, deve ficar entre 18 e R$ 20 mil. (Por Aldo Tizzani)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Test-ride com o Honda SH 300i - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.