Test-ride com o Honda SH 300i
Infomoto
09/10/2015 17h17
Aproveitamos a área "Scooter Experience" para dar uma voltinha no SH 300i, que chega ao mercado somente no primeiro trimestre de 2016 e marca a estreia da Honda no segmento de scooters de média cilindrada no Brasil. Como não conseguimos ficar muito tempo sem pilotar uma motocicleta, fomos dar um "rolé" básico com o SH em um mini-circuito bem travado.
De cara, o scooter impressiona por sua formas – mix entre o clássico e o moderno -, que caiu nas graças do motociclista europeu que mora, principalmente, nos grandes centros urbanos, como Milão (ITA), Paris (FRA) e Lisboa (POR).
LED e Smart Key
Renovado para 2015 em todo o mundo, o SH 300i tem para-brisa alto, piso plano, rodas de 16 polegadas e farol com lâmpadas em LED fixado em uma semicarenagem junto ao guidão. A traseira segue traços elegantes e com boa área para visualização das lanternas traseiras, também em LED. Sob o assento está um compartimento para guardar um capacete ou pequenos objetos.
O primeiro diferencial do SH 300i é que não há miolo de chave. O scooter adotou a tecnologia Smart Key. Trata-se de um sistema de presença que ativa a ignição e a abertura do banco, além de possibilitar o acionamento do motor apenas com a proximidade da chave (no máximo dois metros).
Em movimento
Depois de conhecer suas principais características estéticas, era chegada a hora de ligar, acelerar o produto e verificar suas qualidades ciclísticas e de motorização. O propulsor monocilíndrico de 279,1 cm³ SOHC de 4 válvulas tem arrefecimento líquido e injeção eletrônica. Produz de 25 cavalos de potência máxima e se mostrou bastante vigoroso, principalmente nas arrancadas. O câmbio é automático CVT com a transmissão final feita por correia dentada, o que facilita a vida de quem quer agilidade urbana.
Aliás, agilidade é a palavra-chave deste produto. Com corpo estreito e um entre-eixos curto, o SH300i, ao menos nesse primeiro contato, mostrou-se ágil para rodar entre os carros com facilidade e fazer manobras em baixa velocidade.
Destaque para os freios: são a disco em ambas as rodas que contam com tecnologia C-ABS (Combinado com Antitravamento), o que traz mais segurança para o piloto. Acionando o manete esquerdo, a frenagem será distribuída nas duas rodas. Acionando o da direita, acionará apenas o freio da roda dianteira. O modelo será produzido na fábrica de Manaus (AM) e o preço, que não foi divulgado, deve ficar entre 18 e R$ 20 mil. (Por Aldo Tizzani)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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