Yamaha faz face-lift na Fazer 250 2016
Infomoto
20/07/2015 16h15
Apresentada no Salão Duas Rodas 2005, a Yamaha Fazer YS 250 foi a primeira moto de 250cc nacional a sair de fábrica equipada com injeção eletrônica. O modelo, que completa dez anos de estrada, recebe agora um face-lift e poucas novidades para 2016. Ganhou um novo tanque de combustível com tampa no estilo aeronáutico, novas carenagens laterais e um painel completamente digital.
O motor, monocilíndrico de 249 cm³ e arrefecimento a ar, manteve-se o mesmo, mas agora virá apenas na versão bicombustível, que a Yamaha chama de BlueFlex. Embora seja um modelo de boa aceitação, a Fazer 250 merecia uma "verdadeira" atualização depois de uma década nas concessionárias e não apenas o face-lift promovido pela marca japonesa. Mas a estratégia da Yamaha nesse ano de crise parece ser essa mesma: alterações superficiais e a adoção do motor flex para atender às novas leis antipoluição, que entram em vigor em 2016. Isso já foi feito com Ténéré 250 e Lander 250.
O novo painel totalmente digital é semelhante ao adotado na Ténéré e Lander 250, com a luz ECO, que acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência. O tanque tem desenho inédito com novas carenagens laterais e recebeu uma nova tampa de combustível mais moderna. Porém, a capacidade é menor: caiu de 19,2 litros no modelo anterior para 18,4 l neste 2016.
A nova Fazer 250 ganhou as cores azul e vermelha, além das já existentes branca e cinza fosca. O modelo estará disponível na rede de Concessionárias Yamaha a partir da segunda quinzena de agosto, com preço sugerido de R$ 13.620,00 – o mesmo praticado atualmente para a versão Blue Flex. O modelo a gasolina sai de linha. (Por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.