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Honda RC213V-S: a moto bicampeã do mundo de MotoGP pode ser sua

Infomoto

16/06/2015 10h04

Infomoto: Marc Marquez acelera a versão de rua da RC 213V

Imagine você poder ter na garagem a Mercedes de Lewis Hamilton, campeã mundial de Formula 1 em 2014, e líder do campeonato deste ano? Pois saiba que é assim que os motociclistas de todo o mundo se sentiram nesta quinta-feira, 11 de junho, quando a Honda anunciou uma versão de rua da RC213-V no circuito da Catalunha, na Espanha. Nas mãos do espanhol Marc Marquez, a moto faturou os dois últimos títulos mundiais da MotoGP, a principal categoria do motociclismo mundial, a Formula 1 das motos.

Batizada de RC213V-S, a versão homologada para as ruas – daí o "s" de street no nome – herdou as mesmas especificações do modelo de pista. A exclusiva superesportiva também será fabricada da mesma forma que a moto de Marquez, com materiais leves e complexos processos de usinagem dos componentes. De acordo com a Honda, foram feitas somente alterações mínimas para que a RC213V-S fosse homologada e pudesse ser pilotada nas ruas e estradas. Como um maior ângulo de esterço (de 15° para 26°), discos de aço inoxidável ao invés dos feitos em fibra de carbono e pneus Bridgestone Battlax RS10 aro 17 polegadas para uso estradal.

Motor V4 de 999 cc gera 159 cv na versão de rua contra mais de 237 cv na moto de pista

O novo modelo ganhou também farol, lanterna, luzes indicadoras de direção, espelhos retrovisores e suporte de placa com iluminação como as motos de rua. Outros equipamentos, como buzina, velocímetro, partida elétrica, chave de ignição por presença (Honda Smart Key) e descanso lateral foram adotados na versão de rua dessa MotoGP.

Especificações
A RC213V-s traz o mesmo motor V4 de 999 cm³ com refrigeração líquida e duplo comando de válvulas (DOHC) da moto de pista. Entretanto, ao invés do controle pneumático das válvulas, a versão de rua conta com um sistema de acionamento por molas. A transmissão será do tipo convencional e não "seamless" (ultra rápida) como o utilizado no Mundial de MotoGP. O câmbio é de seis velocidades.

Como resultado o desempenho da RC 213V-S ficou bem abaixo da moto de competição. O V4 "domesticado" gera 159 cavalos de potência máxima contra os mais de 237 cv (em rotação não informada) da moto de Marquez. Achou pouco? Não se preocupe. A Honda anunciou também que venderá um kit especial para o uso em pista que elevará a potência para 215 cv a 13.000 rpm.

Esguia e com chassi em alumínio, RC213V-S pesa 170 kg

As mudanças e acessórios extras elevaram o peso a seco da versão "S": 170 kg contra os 158 kg da RC 213V após a corrida, obrigatório pelo regulamento da MotoGP. Alguns quilos foram ganhos também com a adoção de um escapamento com catalisador, exigido pelas leis anti-poluentes de todo o mundo.

Para poucos
E uma moto tão exclusiva, com tanta tecnologia em seu desenvolvimento e fabricada com materiais nobres não estará acessível a todos. De acordo com a Honda, a RC213V-S estará disponível apenas na Europa, Austrália, Japão e nos Estados Unidos, por enquanto. As compras poderão ser feitas por meio de um formulário de pedido em um site (www.rc213v-s.com) a partir de 13 de julho.

O preço? US$ 184.000, ou cerca de R$ 572.000. Somente se você puder desembolsar essa quantia, a moto bicampeã do mundo na MotoGP poderá então ser sua. (por Arthur Caldeira)

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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

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