30 Dias com a CB 500F: manutenção e seguro
Infomoto
06/08/2014 18h02
A naked de média cilindrada da Honda mostrou agilidade, economia de combustível e facilidade na pilotagem. Agora neste post da avaliação de 30 dias do modelo Honda, vamos abordar um ponto crucial: o custo de manutenção do produto, preços de peças de reposição e cotação de seguro. A primeira dica é pesquisar antes de comprar itens básicos ou contratar o seguro.
Revisão
O programa de revisões da CB 500 prevê a primeira visita a concessionária com 1.000 km rodados, uma revisão cotada em R$ 160,00. Depois a moto volta aos 6.000 km também ao custo de R$ 160,00. Nos dois casos a mão de obra é gratuita. Depois disso, as revisões devem ser feitas a cada 6.000 km e respeitam a programação de serviços indicada no Manual do Proprietário. O valor da revisão de 12.000 km é de R$ 370,00 enquanto a de 18.000 km chega a R$ 480,00. Os valores podem alterar de acordo com a necessidade de outras peças ou serviços não listados no Manual do Proprietário.
Custo de peças de reposição
Existem dois tipos de componentes usados nas motocicletas. Os que devem ser substituídos por conta do desgaste natural como, por exemplo, pastilhas de freio, kit de transmissão final – coroa, pinhão e corrente – , pneus, filtros, entre outros. E as outras peças que podem ser trocadas em função de avarias decorrentes de uma queda como, por exemplo, espelhos retrovisores, manetes e farol. Hoje o consumidor deve ficar atento e fazer uma boa pesquisa, já que a lei da oferta e procura também impera no mercado de motopeças. Ou seja, a mesma peça pode ter diferença de preço de um lugar para outro. Confira os valores mais em conta dos componentes originais que encontramos em concessionárias Honda na capital paulista:
– Pastilha de freio dianteiro: R$ 320,00
– Pastilha de freio traseiro: R$ 122,00
– Kit relação (coroa, corrente, pinhão): R$ 785,00
– Manete de freio: R$ 30,24
– Espelhos retrovisores: R$ 185,00 (cada)
– Farol: R$ 462,00
– Filtro de óleo: 78,00
– Pneu Traseiro: R$ 685,90*
– Pneu Dianteiro: R$ 593,20*
* Os pneus originais da CB são da marca Dunlop que são difíceis de ser encontrados. O manual do proprietário informa que também pode ser usado o Metzeler Roadtec Z8 Interact, que foi utilizado nessa cotação de preço – medidas 120/70 aro 17 (dianteira) e 160/60 aro 17 (traseira).
Seguro caro
Tendo como perfil um piloto de 35 anos, solteiro, morador da Zona Sul de São Paulo, que utiliza a moto diariamente e com garagem fechada na residência e no trabalho, cotamos o valor de seguro para a CB 500F. Para nos ajudar, solicitamos os serviços da MM5 Seguros (www.mm5seguros.com.br). A cotação foi realizada em duas companhias que já estão acostumadas com o produto moto: Sulamérica e Suhai. Todos sabemos que segurar sua moto é caro (mas fundamental), mas os valores para a CB 500F estão exagerados.
A cotação oferecida pela Companhia Sulamérica foi de R$ 3.702,26, que corresponde a 16% do preço sugerido da moto, que parte de R$ 22 mil, na versão standard. A apólice oferece cobertura compreensiva (Colisão, Incêndio, Furto/Roubo e Danos da Natureza). Ao contratar este tipo de seguro o piloto ainda conta com assistência 24 horas. O valor pode ser pago em até 10 parcelas de R$ 430,09 (pagamento com débito em conta corrente).
A outra que, sinceramente, achei que seria uma opção mais em conta, surpreendeu negativamente pelo preço abusivo e menor cobertura. A Suhai cobra R$ 3.324,49 para segurar a CB 500F. O pacote oferece apenas seguro contra furto e roubo e, de quebra, assistência 24 horas. O total também é dividido em 10 parcelas de R$ 394,12. (por Aldo Tizzani e Roberto Brandão Filho)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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