Rumble, uma corrida diferente
Infomoto
14/04/2014 15h44
Uma pista oval de terra batida (no caso, grama). Dois pilotos, duas motos preparadas e com pneus de cravos para aumentar a tração e muita adrenalina. Vence quem cruzar a linha de chegada primeiro. Com uma largada no melhor estilo "Rachas de rua" – uma mulher entre as duas motos pula e agita a bandeira quadriculada, as motos partem e, num misto de motocross e dirt-track, jogam a traseira de um lado para o outro. É preciso de muito controle e saber dosar bem o acelerador para não ir ao chão.
Tive a oportunidade de dar cinco voltas na pista montada pelo pessoal do Megacycle, em São Lourenço, Sul de Minas Gerais. As duas primeiras voltas usei para fazer o reconhecimento do equipamento e também do terreno. As outras três foram só alegria. A Triumph Boneville modificada – com escapamento mais alto, como uma verdadeira Scrambler – acelerava forte nas retas. Já nas curvas deixava a roda traseira escorregar, controlando a retomada no acelerador.
Também era preciso usar as pernas e os pés – como no motocross – para "atacar" com mais vontade as curvas. Porém, tração demais significa tombo certo. Cada volta dura menos de um minuto. Apesar do pouco tempo, a adrenalina corre nas veias. A corrida é bastante divertida, ainda mais por estarmos rodando sobre grama, piso onde a aderência é mais baixa.
A prova, conhecida por Rumble, é tradicionalmente realizada nos eventos britânicos. A forma atual da disputa começou em uma concurso de bandas: Rock´n Rumble. A Triumph incorporou a competição "homem a homem" no TriDays, tradicional evento da marca. Esta foi a primeira vez que este tipo de competição foi realizada no Brasil. (por Aldo Tizzani, de São Lourenço – MG)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.