De scooter nas pirâmides de Gizé
Infomoto
16/07/2013 16h44
Que tal viajar 2400 km em um scooter de 150 cc? E se eu lhe contar que o trajeto vai percorrer as estradas e areias do Egito, país entre o nordeste da África e o Oriente Médio que enfrenta uma conjuntura política nada amigável? Programa de louco? Não, esse é a 3ª edição do Cross Egypt Challenge (algo como Desafio através do Egito), organizado por motociclistas locais – com apoio do Ministério do Turismo e do Rotary Club – que tem a proposta de mostrar as belezas naturais do país e promover o turismo no Egito. O porta-voz do desafio, Ahmad Elzoghby explica: "foi pensado para trazer atenção global para o Egito e reforçar que este é um dos países mais incríveis para se conhecer".
Anunciada em março, a 3ª edição abriu as inscrições para os aventureiros motociclistas de plantão de todo mundo. Dois motociclistas brasileiros já garantiram sua participação no Cross Egypt Challenge deste ano. Entre eles, o médico oftalmologista de Paranavaí (PR), Rubens Costa Monteiro Filho, 40 anos. "Recebi um informativo do Rotary falando sobre o desafio e, pela confiança que tenho no club, decidi participar", conta. Motociclista de longa data e proprietário de uma BMW F 800GS, Rubens não se importa em pilotar os pequenos scooters de 150cc no Egito. "As distâncias não são tão longas: em média vamos rodar 300, 400 km por dia", revela ele.
Neste ano, o desafio terá início no dia 8 de novembro com duração de nove dias. O roteiro com mais de 2400 Km começa em Alexandria, no Mar Mediterrâneo; passa pela capital do país, Cairo, faz paradas no oásis de Bahareya, e pelas históricas cidades de Farafa, Luxor e Sokhna até terminar a jornada em uma das sete maravilhas do mundo, as Pirâmides de Gizé, no Cairo.
No ano passado participaram motociclistas de 11 países diferentes e em 2013 espera-se um número ainda maior de aventureiros internacionais. Os interessados podem obter todas as informações necessárias sobre a viagem e preparativos no site do Cross Egypt Challenge. O preço da inscrição é de US$ 1.500 e mais US$ 300 para o aluguel dos scooters. Ao contrário dos anos anteriores, os organizadores irão permitir a participação de motos até 850cc nesta edição, mas o grande barato mesmo é encarar esse desafio com o scooter Fiddle II da SYM, com 150cc. As inscrições se encerram em 15 de agoto. E aí vai encarar? (Por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.