BMW i3 poderá ter motor de motocicleta
Infomoto
22/04/2013 18h03
Prometido para o final deste ano, o hatch BMW i3 deverá ser o primeiro carro elétrico fabricado em série pela BMW. Movido a bateria de íons de lítio criada pela própria fábrica alemã, o i3 deverá ter uma autonomia de 160 km com uma recarga. Porém, para os consumidores que queiram rodar mais, a BMW deverá oferecer algumas opções, entre elas um pacote com "autonomia estendida", que consistiria em um motor de combustão interna que funcionaria como uma espécie de gerador para recarregar a bateria do i3 em movimento. Rumores apontam que esse motor-gerador deverá ser um da linha de motocicletas da BMW. Tudo indica que nesse pacote de autonomia estendida – que deverá custar cerca de R$ 10.000 a mais do que o i3 puramente elétrico – o motor a ser utilizado é o propulsor de dois cilindros paralelos e 647 cm³ que equipa a linha de scooters da BMW.
Ainda não há especificações técnicas e mais informações oficiais sobre o BMW i3, entretanto executivos da fabricante alemã já afirmaram que um motor de motocicleta seria o ideal para cumprir essa função de estender a autonomia do veículo. Outras especulações não descartam a possibilidade de uma versão "menos ecológica" do i3 – mas mais barata, já que o modelo totalmente elétrico deverá custar mais de R$ 100.000 – vir equipada apenas com o econômico motor de dois cilindros e 650cc, que faz cerca de 25 km/l. (por Arthur Caldeira)
Infomoto
Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
Blog da Infomoto
O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.