Lei quer permitir motociclista passar semáforo vermelho nos EUA
Infomoto
19/02/2013 12h09
Que a maioria das vias públicas não foi projetada levando em conta as motocicletas não é novidade para ninguém que pilote uma moto por aí. Exemplos não faltam. Os guard-rails são quase uma lâmina para o motociclista em caso de uma queda; a pintura das faixas de sinalização horizontal costumam ser muito escorregadias quando molhadas; as divisórias em algumas pontes e valetas às vezes são tão grandes que podem prender a roda e derrubar o motociclista, entre outros. Por exemplo: alguém aí já parou com sua moto naqueles semáforos inteligentes, que só abrem quando há um veículo sobre o sensor? Pois é, se isso já aconteceu com você, motociclista, sabe que o peso e o campo magnético da motocicleta não são suficientes para acionar o tal sensor e abrir o semáforo. Quando morava em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, sempre passava por isso. Quando chegava tarde de noite no tal semáforo "inteligente", o mesmo nunca se abria. Ao menos que outro carro se aproximasse e acionasse o sensor. Mas, geralmente, tinha mesmo era que passar no vermelho – olhando com cuidado para ver se não vinha ninguém – mas cometendo uma infração.
Para evitar essa "infração" quase obrigatória para muitos motociclistas, o senador Paul Schumacher, do Estado de Nebraska, Estados Unidos, propôs uma lei que torne legal os motociclistas cruzarem o semáforo na luz vermelha, caso não haja veículos ou pedestres atravessando e depois, somente depois, de terem ficado parado por dois minutos esperando as luzes mudarem. Segundo o senador, isso evitaria que os motociclistas ficassem parados por muito tempo, às vezes em situações adversas, como na chuva por exemplo, e burlassem a lei. Além disso, na minha visão, é um risco muito grande ficar parado nos semáforos, pois um motorista falando ao celular distraído pode acabar atropelando a moto parada.
Esse problema acontece mais do que os motoristas de automóveis imaginam, pois em todo os EUA é muito comum o uso de semáforos inteligentes. Tanto que muitos outros estados como Missouri, Carolina do Norte, Wisconsin, Idaho, Arkansas, Tennessee e Minnesota já têm leis que permitem aos motociclistas – e também aos ciclistas – furarem o sinal depois de aguardarem por muito tempo parado. O grande problema é que as motos, scooters e bicicletas não disparam o sensor para que as luzes mudem. Os críticos da lei argumentam que isso seria apoiar um desrespeito à luz vermelha dos semáforos. A polícia de Nebraska também argumenta que seria impossível fiscalizar quanto tempo os motociclistas ficaram realmente parados no semáforo aguardando ele abrir.
Você já passou por isso? Ficou parado durantes eternos cinco minutos esperando o farol ficar verde? Conta pra gente. (por Arthur Caldeira)
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Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.
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