Topo

Ural Yamal: quando o mundo acabar, reme!

Infomoto

28/11/2012 15h57

A Ural Yamal tem pneus de uso misto, disco dianteiro Brembo e suspensões Sachs

A fabricante russa de motocicletas Ural acaba de divulgar uma edição especial ainda para este ano. Batizada de "Yamal", "fim do mundo" em russo, esta motocicleta foi inspirada em um navio e é a única motocicleta do mundo que vem com um remo. Com o sugestivo nome de "fim do mundo" e um remo como acessório de série, a Yamal pode ser um excelente companheira caso o mundo realmente acabe. Isso porque a moto foi pintada de laranja, traz luzes de neblina (nevoeiro) acopladas a carenagem e ainda teve a parte inferior da sua estrutura, assim como os paralamas, revestidos com um polímero da 3M, tudo para deixá-la digna de enfrentar o gelo e o mar. Calma, não se trata de uma motocicleta aquática, mas seu side-car pode virar um bote caso o piloto necessite, por isso o remo!

Na verdade, o navio Yamal é um "Arktika", nome dado às embarcações movidas a energia nuclear que navegam pelas frias e congeladas águas da Sibéria. O nome Yamal é oriundo da língua dos Nenets, povo que vivia na Nenetsia, região autônoma do norte da Rússia. A classe Arktika é conhecida por possuir os maiores navios quebra-gelo do mundo e inclusive precisa do gelo para resfriar seus reatores, não podendo navegar ao sul da Rússia – onde faz menos frio. O navio Yamal chegou a colidir com um petroleiro quando navegava pelo Golfo de Yenisei, também na Rússia, e o resultado foi um buraco de 31 metros no navio tanque e nenhum dano ao Yamal.

O navio que inspirou o nome Yamal precisa do gelo para resfriar seus reatores 

Histórias e brincadeiras a parte, a Ural Yamal deverá ir aonde poucas (ou nenhuma) motocicleta chegou. Há quem diga que a fabricante russa copiou este projeto no fim da Segunda Guerra Mundial da BMW R-71, mas o projeto da Ural se mantém em série até hoje. A Yamal tem motor boxer de dois cilindros e 749 cm³, capaz de produzir 40 cavalos de potência, permitindo uma generosa velocidade de 100 km/h. As primeiras 50 unidades da Yamal irão direto para os EUA onde serão vendidas por 14.250 dólares. (por André Jordão)

O remo é acessório de série da Yamal e pode ser muito útil, já que o side-car vira um bote

A Yamal também traz um porta malas para ajudar o motociclista a ir mais longe

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ural Yamal: quando o mundo acabar, reme! - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.