Topo

Estudantes norte-americanos criam moto com esferas no lugar das rodas

Infomoto

17/09/2012 12h24

O protótipo em tamanho real do SDS

Uma moto sem rodas. Ou pelo menos sem aquelas que estamos acostumados a ver. Essa é a proposta de um grupo de estudantes de engenharia da San Jose State University, nos EUA, que está desenvolvendo uma motocicleta que utiliza duas esferas no lugar das rodas. A ideia é uma moto capaz de se locomover para todas as direções. Batizado de SDS (Spherical Drive System) ou Sistema de Direção Esférica em uma tradução livre, o projeto emprega diversos equipamentos eletrônicos como acelerômetros e giroscópios para se manter "em pé" e se movimentar, como acontece com os patinentes Segway.

O projeto, que começou a ser desenvolvido em agosto do ano passado, será movido por um motor elétrico e teve como base a mesma tecnologia adotada pela Audi no conceito RSQ, que estrelou o filme Eu, Robô ao lado de Will Smith. Por enquanto, o protótipo construído em tamanho real ainda não funciona. Entretanto, testes já estão sendo feitos em réplicas de escala menor e, após ser finalizado, o SDS deverá ficar parecido com o modelo das fotos abaixo. Será que as montadoras compram a ideia? (por Carlos Bazela)

As rodas esféricas permitem o movimento para todas as direções

O visual final do SDS lembra muito uma superesportiva

Para quem quiser acompanhar, os estudantes divulgam o progresso do desenvolvimento do SDS em seu site

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Estudantes norte-americanos criam moto com esferas no lugar das rodas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.