Topo

Infomoto

Entregadores: veja dicas para evitar acidente de moto em época de covid-19

Infomoto

28/03/2020 04h00

Isolamento gera aumento na demanda de pedidos nos aplicativos de delivery

Em época de quarentena, para combater a disseminação do coronavírus, lojas, shopping centers e restaurantes estão fechados. Com grande parte da população em suas casas, a demanda nos aplicativos de delivery está crescendo. Seja para pedir um remédio de uso contínuo, uma pizza ou um prato de comida, muitos têm recorrido aos motoboys, que estão trabalhando, para receber em casa seus pedidos.

Se você é um desses profissionais que está trabalhando com a sua moto nesses tempos de covid-19, uma dica: evite de todas as formas se arriscar nas ruas e sofrer um acidente, afinal não queremos sobrecarregar os hospitais em um momento tão grave como este que vivemos.

Mesmo com as ruas vazias, a atenção na pilotagem e o cuidado com a sua motocicleta não podem ser negligenciados. Por isso, pensando em na sua segurança, elaboramos algumas dicas para você pilotar com segurança em meio a essa pandemia. Confira.

1 – Pilote sempre equipadoQuando for sair com sua moto para fazer entregas, use o equipamento de proteção completo. ele não vai evitar acidentes, mas pode evitar que um tombo "bobo" tenha maiores consequências e você tenha de ir ao hospital, e se exponha ainda mais. Use capacete integral, dentro do prazo de validade, e afivelado ao pescoço. Vista jaqueta de motociclismo, com proteções, luvas, calça de tecido resistente e um calçado de cano alto e fechado, alerta Gutenberg Santos Silva, instrutor de pilotagem do Centro Educacional de Trânsito Honda, em Recife (PE).

2 – Mantenha sua moto em ordemNa correria desses dias, com muitos pedidos e a chance de faturar uma grana extra, muitos entregadores podem deixar de lado a manutenção da moto.  Não faça isso. Lembre-se de calibrar os pneus, pelo menos, uma vez por semana. Ao dar partida na moto, aproveite para verificar o funcionamento de farol, lanterna, luz de freio e piscas. Fique atento também ao intervalo para trocar o óleo do motor e confira o funcionamento dos freios, antes de partir para mais um dia de trabalho.

3 – Tenha uma postura defensiva no trânsitoAo rodar, respeite as leis de trânsito e os limites de velocidade das vias, afinal as ruas estão mais vazias, mas os radares ainda estão operantes. Além disso, quanto maior a velocidade, maior o risco e menor o tempo de reação no caso de uma emergência. Por isso, mesmo com menos veículos nas ruas, assuma uma postura defensiva. Como não há engarrafamentos nas cidades, não é preciso rodar no corredor entre os carros. "Fique no centro da faixa de rolagem e mantenha distância segura dos outros veículos", ensina Gutenberg. Atenção também aos veículos de grande porte, como caminhões e ônibus que ainda circulam nas ruas.

4 – Semáforo não é corridaCom menos carros e pessoas nas ruas, às vezes, o entregador pode se sentir tentado a furar o semáforo. Jamais passe na luz vermelha. Além de ser uma infração de trânsito grave, pode acabar em um acidente grave. E, lembre-se, é preciso evitar acidentes durante essa pandemia do novo coronavírus para aliviar os hospitais, e deixá-los livres para atender os infectados pela covid-19. O instrutor de pilotagem da Honda ainda deixa uma dica importante: "não saia do semáforo como se estivesse em uma corrida. Não tenha pressa, pois muitos acidentes acontecem quando um dos veículos tenta aproveitar a luz amarela".

5 – Veja e seja vistoO trabalho dos entregadores intensifica-se à noite, com o pedido de pizzas e outras refeições, por isso é importante redobrar a atenção na pilotagem noturna. Afinal, tanto a sua visibilidade como a de outros motoristas e condutores fica prejudicada. Por isso é importante manter o sistema de iluminação da sua moto em ordem, trocando lâmpadas queimadas. Escolha jaquetas que tenham tecido refletivo para ser visto pelos outros motoristas. "Reduza também a velocidade, pois a percepção dos obstáculos à frente fica prejudicada", conclui o intrutor de pilotagem Gutenberg. (por Arthur Caldeira)

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.