CES 2020: moto elétrica "inteligente" alerta sobre perigos na via
Damon Hypersport tem 200 cv de potência e 320 km de autonomia
Tradicional feira de tecnologia e inovação, a CES 2020, que acontece em Las Vegas nos Estados Unidos, tem se tornado, a cada ano, uma vitrine para o futuro dos carros, e também das motos. Neste ano, a Hypersport da canadense Damon Motorcycles, uma moto esportiva elétrica com números de desempenho impressionantes e tecnologia de segurança de ponta, recebeu até o prêmio de uma das melhores inovações do evento.
A Damon Hypersport tem, de fato, números superlativos: 200 cavalos de potência e atinge uma velocidade máxima de 300 quilômetros por hora, além de uma autonomia de 320 quilômetros na estrada. Além disso, a Hypersport está repleta de tecnologia até então inédita na maioria das motocicletas, incluindo ergonomia ajustável em tempo real e um sistema de segurança para motociclistas, desenvolvido em parceria com a BlackBerry.
Co-piloto 360°Moto usa tecnologia BlackBerry e tem diversos sensores e radares para alertar sobre perigos
"Estamos em uma missão para liberar todo o potencial da mobilidade pessoal para os passageiros do mundo, reduzindo os incidentes de motociclistas na estrada", disse Jay Giraud, co-fundador e CEO da Damon Motorcycles.
"Para alcançar isso, passamos os últimos três anos desenvolvendo uma plataforma de motocicleta eletrônica totalmente conectada e equipada com inteligência artificial que incorpora o CoPilot, nosso sistema próprio de alerta de 360º . Ao construí-la com a melhor tecnologia da categoria, da BlackBerry, com certificação de segurança, as motocicletas Damon serão as motocicletas elétricas mais seguras e avançadas do mercado".Hypersport já pode ser encomendada por 25 mil dólares, cerca de R$ 100 mil
A Hypersport conta com um avançado sistema de alerta, batizado de "CoPilot 360º", que usa câmeras, radares e outros sensores para alertar os motociclistas sobre ameaças na via. Com uma rede neural a bordo, esses mesmos sensores também coletam e identificam o comportamento do tráfego, as condições da estrada e os dados de intenção do piloto.
Com seu conjunto de conectividade 4G, Wi-Fi e Bluetooth incorporado, a Hypersport agrega esses dados na nuvem para melhorar o desempenho geral do sistema com atualizações aéreas enviadas de volta para cada motocicleta Damon. Como a Tesla, as atualizações são aprovadas pelo proprietário de cada Hypersport antes de serem lançadas a bordo.Outra inovação é o sistema "shift" que permite ajustar a ergonomia até mesmo em movimento
"Esse nível de aprendizado profundo e conectividade é sem precedentes, garantindo a cada motociclista um percurso mais inteligente, seguro e conectado; não apenas para indivíduos, mas para comunidades inteiras, com o objetivo de reduzir incidentes em todo o mundo", garantiu Dom Kwong, co-fundador e diretor de tecnologia da Damon Motorcycles.
Pois é, como diz o slogan da própria Damon Motorcycles: "O futuro não é algum dia. É hoje". Mas somente para aqueles que tenham os 24.995 dólares (cerca de R$ 100 mil) pedidos pelo modelo, que já pode ser encomendado no site da empresa. (Por Arthur Caldeira)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.