Topo

Infomoto

Yamaha inaugura museu de motos clássicas em Amsterdam

Infomoto

01/10/2019 11h21

Collection Hall reúne modelos de série e máquinas de corrida lendárias

Para preservar a história da empresa na Europa, a Yamaha Europa inaugurou, em Amsterdam (Holanda), sede da empresa no continente, seu Yamaha Motor Collection Hall. O evento de inauguração, realizado em 25 de setembro, contou com a presença de lendas do motociclismo esportivo, dirigentes da empresa, jornalistas especializados e figuras-chave do mundo das motos.As Yamaha TZ e RD representam as vitórias da marca japonesa nas pistas da motovelocidade

"O Yamaha Motor Europe Collection Hall é dedicado à memória do nosso passado nas corridas e à memória do que acelerou o coração de nossos clientes. Um" lar "para nossos modelos icônicos e tem duas vocações: primeiro para inspirar nossa engenheiros e designers em seu processo de criação de modelos futuros e, em segundo lugar, apoiam a credibilidade e o valor emocional de nossas novidades, no que diz respeito às nossas criações passadas ", declarou Eric de Seynes, Presidente da Yamaha Europa.

Coleção tem modelos de 1961, como a YAS-1, até um protótipo da MT-03, lançada recentemente

A coleção marca os esforços da Yamaha Motor Europe para preservar a história da marca nas pistas e na indústria de duas rodas mundial, contendo diversas motos importantes de 1961 até os dias atuais. Ao lado das clássicas motos de produção em série, há uma impressionante seleção de lendárias máquinas de corrida, cujas histórias estão repletas de sucesso, desde os primeiros dias de Dakar, até as pistas de asfalto do Mundial de Motovelocidade e de Superbike.As máquinas vencedoras no Rally-Dakar, nas provas de enduro e de motocross também têm seu espaço

A Yamaha YZE750, com a qual Stephan Peterhansel venceu o Rally Paris-Dakar em 1991, pode ser vista ao lado da YZF-R1, que Ben Spies levou à vitória e dominou o Campeonato Mundial de Superbike de 2009,em seu primeiro ano no cenário mundial. Os fãs de motocross podem desfrutar de muitas máquinas de corrida lendárias, incluindo a Yamaha YZ450F, campeã do mundo com Stefan Everts em 2006, além de uma evolução dessa moto que manteve a trajetória de vitórias, no l'Enduropale du Touquet de 2015, com Adrien Van Beveren.

A coleção da Yamaha Europa também fornece uma visão única do passado de desenvolvimento da marca, com o conceito MT-03 de 2007 em exibição, além de ícones do passado, incluindo a Yamaha MF1 de 1961, YL1 de 1969 e YAS1 de 1968. Adicione o XJ650 Turbo de 1986, entre muitos outros, e a coleção é realmente um banquete para os entusiastas de duas rodas.Collection Hall, infelizmente, não está aberto ao público

A má notícia é que o Yamaha Motor Europe Collection Hall, localizado na sede da empresa na capital holandesa, não é aberto ao público em geral. As motos de coleção viajarão pela Europa e poderão ser vistas em vários shows e eventos organizados pelos distribuidores nacionais da Yamaha Motor. Uma pena, uma coleção tão rica e importante como essa não estar aberta à visitação. (Por Arthur Caldeira)

 

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.