Topo

Infomoto

Venda de motos cresce 16% no primeiro semestre

Infomoto

03/07/2019 07h00

Entre janeiro e junho foram vendidas 530.161 motocicletas

Apesar do começo de ano conturbado, a venda de veículos no primeiro semestre de 2019 foi positiva, de acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Entre janeiro e junho deste ano o emplacamento de veículos, no geral, foi de 1.919.047, 13,5% a mais do que os primeiros seis meses do ano passado.

Desse total, 530.161 eram motocicletas. O resultado representa um avanço de 16% com relação ao mesmo período de 2018. Já na comparação com junho do ano anterior o aumento foi de 8%, já que o mês passado teve 80.040 motos emplacadas. Apesar disso, em relação a maio, a venda de motos em junho de 2019 registrou 18,3% de queda.

De acordo com Carlos Porto, Vice-Presidente da FENABRAVE para o segmento de Motocicletas, a queda é causada pela "quantidade de dias úteis a menos em junho, as vendas de motocicletas estão represadas por conta da falta de produtos". O executivo também falou sobre problemas práticos das fabricantes que não têm conseguido "acelerar o ritmo de produção, pós-crise". "Com isso, as motos, de até 250 cilindradas, estão sentindo mais esse impacto negativo e esse segmento representa 80% das vendas do setor", completou.

Mesmo com as dificuldades fabris, a FENABRAVE projeta alta de 10,6% no emplacamento de motocicletas em 2019 – e não mais 9,2%, como em abril, alcançando 1.040.000 de unidades. (por Arthur Caldeira e Ícaro Bedani)

Leia mais:
Conheça os oito erros que mais reprovam motociclistas no exame
Culpa do estado nos acidentes de moto inclui CNH e 'armadilhas' no asfalto
Motociclista: veja cinco dicas para melhorar o trânsito para todos
Veja dicas para encarar chuvas de verão e evitar problemas
Cinco atitudes que fazem você perder a garantia da sua moto nova

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.