Topo

Infomoto

Documentação: cuidados ao comprar ou vender uma moto usada

Infomoto

29/04/2019 07h00

Veja como deixar a documentação em dia ao negociar uma moto usada

O segmento de motos usadas apresenta números impressionantes. Enquanto a venda de motos novas beirou um milhão de unidades em 2018, no mesmo período, cerca de 2,9 milhões de motos usadas trocaram de mãos. Por questão de preço ou gosto pessoal, muitos motociclistas optam pela moto seminova, porém, ao contrário de uma "Zero km", comprar ou vender uma usada exige maior cuidado com a documentação. Veja dicas sobre documentação, fornecidas com ajuda do Detran.SP, para quem vai vender ou comprar uma moto usada.

A moto têm multas pendentes?Faça sua própria consulta de pendências; não confie apenas em laudos impressos

Para saber se existem restrições legais, débito ou multas em atraso é fundamental fazer uma pesquisa. Entre no site www.detran.sp.gov.br digite a placa e o Renavam da moto. Não aceite laudos já impressos, eles podem ser antigos ou fraudados.

No seu nomeDocumento tem que estar no nome do vendedor ou da loja; evite "transferências duplas"

O documento da moto deve estar em nome do vendedor ou da loja. Desconfie das "duplas transferências". Muitas vezes o vendedor alega que "descontará" a transferência do valor da moto, mas é um processo que poderá dar muito trabalho.

Inspeção veicular obrigatóriaFaça o pagamento depois que a moto for aprovada na inspeção veicular

Negocie com o vendedor que só fará o pagamento se a moto for aprovada na inspeção obrigatória. Em muitos casos a moto não passa na inspeção por problemas na numeração do motor ou chassi. Problemas na iluminação, falha no funcionamento da buzina, má conservação ou pneus desgastados acima do limite também reprovam a moto. Sem o laudo de aprovação a moto não poderá ser transferida.

Vistoria do seguro
Se você pretende fazer seguro da moto poderá solicitar uma vistoria na sua seguradora. Em muitos casos a companhia seguradora possui informações sobre problemas antigos da moto – como colisões, por exemplo – e se negam a fazer o seguro da moto. Feche negócio somente após a seguradora fazer a vistoria.

No cartório fica tudo às claras
Ao fazer o pagamento, preencha o Certificado de Registro de Veículo (CRV) com assinatura e dados do comprador e vendedor e vá ao cartório para reconhecer as firmas (assinaturas). O cartório fará a comunicação de venda para o Detran. Isso evitará problemas futuros com cobranças de débitos ou mesmo responsabilidade civil e criminal após a venda.

Prazo de transferênciaComunique ao Detran a venda do veículo; transferência deve ser feita em 30 dias

O vendedor deve manter uma cópia autenticada do documento entregue ao comprador. O novo dono da moto tem até 30 dias para fazer a transferência. Caso não faça será multado em R$ 195,23 e receberá cinco pontos na CNH (infração grave).

Documentos para a transferênciaSe você for o comprador separe os documentos necessários e faça a transferência no Detran

Para fazer a transferência da moto é necessário cópia e original da CNH atualizada, comprovante de residência atualizado (por exemplo, água ou luz) e os documentos do veículo (CRV e CRLV, documento de compra e venda e o licenciamento anual, respectivamente) e o laudo de vistoria aprovado.

Acompanhe no site
O Detran.SP lembra que em até cinco dias é possível confirmar se o cartório realmente comunicou a venda do veículo para o órgão de trânsito. Se não foi comunicado, o vendedor (ou representante legal) poderá fazê-lo numa unidade do Detran com a cópia autenticada do CRV.

Bloqueio administrativo
Se o comprador não transferir a moto para o seu nome em até 30 dias o vendedor pode solicitar no Detran.SP um "bloqueio administrativo". Fazendo isso, o antigo dono permitirá a remoção do veículo ao pátio quando for parado numa blitz. (Por Cicero Lima)

Leia também:
Conheça os oito erros que mais reprovam motociclistas no exame
Culpa do estado nos acidentes de moto inclui CNH e 'armadilhas' no asfalto
Motociclista: veja cinco dicas para melhorar o trânsito para todos
Veja dicas para encarar chuvas de verão e evitar problemas
Cinco atitudes que fazem você perder a garantia da sua moto nova

Infomoto

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Blog da Infomoto

O blog da INFOMOTO traz novidades, curiosidades, dicas e também os bastidores do mundo de duas rodas. Com uma visão de dentro do capacete.